Palácio dos Bandeirantes recebe Presidente do COREN-SP e coordenação estadual da pesquisa Perfil da Enfermagem no Brasil

Na próxima sexta-feira (26/10) será lançada a pesquisa “Perfil da Enfermagem no Brasil” para o Estado de São Paulo. O evento será às 14 horas no Centro de Aprimoramento Profissional da Enfermagem (CAPE/COREN-SP), em São Paulo, e será aberto aos profissionais de Enfermagem que são alvo da pesquisa nacional.

Até hoje foram feitos apenas dois estudos de abrangência nacional sobre a Enfermagem no País que, pela antiguidade, já não refletem o perfil da profissão. O primeiro foi promovido entre 1956 e 1958 pela Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn) e o segundo, de 1982 a 1983, já com participação do Sistema COFEN-COREN.

A pesquisa atual, financiada pelo sistema COFEN-CORENs, está sendo elaborada pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas em Recursos Humanos em Saúde da Escola Nacional de Saúde Pública (NERHUS/ENSP) da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) em todos os estados brasileiros.

Clique aqui e saiba mais sobre a pesquisa.

Convite ao governo estadual
No último dia 17 de outubro, o Presidente do Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo, Mauro Antônio Pires Dias da Silva, e a coordenadora estadual em São Paulo da pesquisa, Enfermeira Karen Cardoso Caetano, compareceram a uma audiência no Palácio dos Bandeirantes para convidar formalmente o Governador Geraldo Alckmin para o lançamento da pesquisa no CAPE, no próximo dia 26 de outubro.

Na ocasião, foram recebidos pelo secretário particular do governador, Marco Antonio Castello Branco de Oliveira, que concordou sobre a importância da pesquisa tanto em âmbito nacional quanto para São Paulo.

O secretário demonstrou o interesse do governo do estado em apoiar tal ação considerada “de utilidade pública em prol da sociedade e para a categoria”. O presidente do COREN-SP ressaltou que uma grande parte dos mais de 400 mil auxiliares, técnicos e enfermeiros de São Paulo são contratados por municípios e pelo próprio governdo do Estado.

Da esquerda para a direita: a Enfermeira Karen Cardoso Caetano, o secretário Marco Antonio Castello Branco de Oliveira e o presidente do COREN-SP, Mauro Antonio Pires Dias da Silva, após audiência no Palácio dos Bandeirantes

Como posso ajudar?