Operadoras de Saúde aderem a campanha para reduzir quantidade de cesarianas

O aumento crescente na quantidade de cesarianas motiva operadoras como a Medial Saúde e Amil a participarem de campanhas governamentais de incentivo ao parto normal, mediante ações junto aos médicos e hospitais credenciados. Entre as dificuldades apontadas pelas fontes pagadoras está a questão da complexidade do tema. Este assunto deve ser discutido entre todos os atores deste sistema, buscando-se um consenso. Será, certamente, muito importante contar com o apoio de entidades médicas, hospitais, médicos e usuários, afirmou o diretor-adjunto da Medial, Masao Murata, da Medial. O diretor-técnico da Amil, Antonio Jorge Kropf, afirma que o problema é bem antigo e que a solução é um novo modelo assistencial. Há 20 anos, quando eu já era diretor médico da Amil o problema das altas taxas de cesáreas já existiam e com o passar dos anos a situação não retrocedeu, pelo contrário, só aumentou.? Para o diretor da Amil, um segundo ponto é a mudança do modelo comportamental das gestantes que buscam conveniência na cesárea. Ele defende que as ações do governo são válidas, mas apenas uma das partes sozinha não resolverá o problema. A Amil realiza campanhas junto aos prestadores credenciados. Em termos de ações, a Medial Saúde, por exemplo, tem realizado campanhas educativas direcionadas aos beneficiários e aos prestadores da rede própria e credenciada, padronização das rotinas de indicação de cesáreas por meio de protocolo clínico e levantamento das necessidades estruturais da organização (rede própria), com readequações nas maternidades e contratação de pessoal caso se faça necessário. Para Murata, os melhores resultados das campanhas do Ministério da Saúde e da ANS virão a longo prazo, com a conscientização das usuárias com sua saúde e a de seus dependentes, no incentivo às melhores práticas médicas. O Grupo Medial Saúde apóia a campanha da ANS e do Ministério da Saúde, que busca reduzir em 15% o índice de cesarianas nos próximos três anos.?