Novembro Azul: saúde do homem é tema de palestras no COREN-SP Educação

A Saúde do Homem foi o tema do Ciclo de Palestras realizado na manhã de sexta-feira (28), no COREN-SP Educação, na Capital. O encontro reuniu cerca de 100 pessoas e fez parte das atividades do Novembro Azul , mês mundial de prevenção e combate ao câncer de próstata e outras doenças tipicamente masculinas.

Na abertura do Ciclo de Palestras o segundo-secretário do COREN-SP, Marcus Vinícius de Lima Oliveira, propôs uma autorreflexão aos profissionais. “Nós, profissionais da Enfermagem, temos uma consciência muito forte do cuidar. Passamos 24 horas ao lado dos pacientes, mas e a nossa saúde, quem cuida dela? Acredito que este evento traz essa reflexão aos profissionais aqui presentes”.


Marcus Vinícius de Lima Oliveira, segundo-secretário do COREN-SP, fez a abertura do evento

Na sequência, a oncologista Marineide Prudêncio de Carvalho, da Santa Casa de São Paulo, falou sobre “Tabagismo e Câncer”. Durante uma hora, a médica abordou assuntos como a história do consumo do tabaco no Ocidente e seus comprovados malefícios à saúde, além da associação entre o fumo e diversos tipos de câncer. “Este tipo de evento chama a atenção da população para assuntos que a sociedade insiste em ignorar”, destacou. Depois da atividade, foi aberto espaço para esclarecimento de dúvidas.


A oncologista Marineide Prudêncio de Carvalho abordou o tema “Tabagismo e Câncer”: “Assuntos que a população insiste em ignorar”

Após o intervalo, o urologista Roni Carvalho Fernandes, presidente da Sociedade Brasileira de Urologia (SP) e médico da Santa Casa de São Paulo, abordou os principais aspectos na “Prevenção do Câncer Urológico”. O especialista detalhou os quatro tipos de câncer mais comuns no homem (bexiga, pênis, testículos e próstata) e os principais métodos de prevenção – não fumar, manter a higiene pessoal em dia e realizar exames de rotina. “Ter profissionais de Enfermagem bem informados é importantíssimo, pois eles podem agir como multiplicadores de informação”, afirmou.


O urologista Roni de Carvalho: “Ter profissionais de Enfermagem bem informados é importantíssimo”

A enfermeira Maria da Conceição de Freitas Lima ressaltou o excelente nível das palestras: “Essas informações são importantes para divulgarmos entre os pacientes, sermos multiplicadores entre os colegas, principalmente nós que trabalhamos com a população carente, com pouco acesso à informação”.


Da esquerda para a direita: Leonardo Porto, representante da Qualicorp; Flávio Delmanto, presidente do CREF-SP; o palestrante Roni Carvalho; Marcus Vinícius de Lima Oliveira, segundo-secretário do COREN-SP  

O Ciclo de Palestras Novembro Azul foi uma iniciativa do COREN-SP, em parceria com o CREF-SP – Conselho Regional de Educação Física de São Paulo, representado no evento pelo presidente Flávio Delmanto e por sete funcionários do órgão. “A prevenção às doenças que foram abordadas hoje deveria ser uma política pública. Foi um evento muito importante”, concluiu Delmanto. O encontro teve ainda apoio da Qualicorp. 

Como posso ajudar?