Novembro Azul: Coren-SP promove campanha e eventos focados na prevenção
Com seu início em 2003, na Austrália, a campanha do Novembro Azul surgiu com o intuito de disseminar conteúdos relacionados à luta contra o câncer de próstata e alertar a população ao redor do mundo sobre a importância da prevenção. A patologia, dentro dos cânceres, é a uma das mais nocivas entre homens no Brasil e no mundo e em território brasileiro, cerca de 30% dos casos de câncer entre homens, é o de próstata.
Dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) revelam que 20% dos casos confirmados de câncer de próstata são descobertos em estágio avançado, dificultando, e em casos mais graves, impossibilitando o tratamento e a cura da doença.
Outra informação relevante é de que 75% dos casos de câncer de próstata ocorre em pacientes a partir de 65 anos. Portanto, considera-se que o risco de desenvolvimento da doença aumenta proporcionalmente com o avanço da idade. Apesar de ser considerada uma doença da terceira idade, fatores genéticos podem ser relevantes para ocorrência em pessoas mais novas. Segundo dados disponibilizados pelo Inca, homens que tenham em sua família, pai ou irmão com menos de 60 anos diagnosticados com câncer de próstata, possuem maiores chances de também desenvolverem a doença.
Tendo em vista o cenário apresentado, o Coren-SP, com objetivo de contribuir na difusão de conhecimentos sobre o câncer de próstata e dar suporte aos homens que lutam contra a doença, realizará, ao longo do mês de novembro, palestras com diversos profissionais especializados para tratar assuntos como dilemas, prevenção e tratamento da doença. “Nosso objetivo é subsidiar a enfermagem com informações e orientações sobre a conscientização da sociedade e diagnóstico precoce, assim como incentivar que os profissionais de enfermagem também estejam atentos a sua própria saúde”, informa o presidente do Coren-SP, James Francisco dos Santos.
Sintomas e importância da adoção de práticas para prevenção
Os primeiros sinais da doença podem aparecer brandamente, através da presença de sangue na urina e no sêmen, junto à dificuldade de micção, disfunção erétil e dor nos quadris, costas, ombros ou outros ossos, onde a doença pode ter se disseminado.
Como fonte de prevenção em diferentes doenças, a adoção de alimentação saudável e prática regular de atividades físicas são importantes aliadas no combate à doença, a redução no consumo de álcool e tabagismo também é recomendada para evitar possíveis complicações.
Embora, entre os homens, a resistência e preconceito frente ao exame de toque retal sejam frequentes, os métodos diagnósticos são insubstituíveis, pois, diferentemente dos outros cânceres, não há formação de tumor, mas de pequenos nódulos que só podem ser notados por meio do exame de toque.