Novas comissões de ética de enfermagem são empossadas em cerimônias presenciais

A Coordenadoria das Comissões de Ética de Enfermagem (CEEs) do Coren-SP tem se empenhado em ampliar o número de CEEs em atividade no estado de São Paulo, de acordo com o estabelecido na Resolução Cofen nº 593/2018.

Na última terça-feira (13), o presidente do Coren-SP, James Francisco dos Santos, acompanhado das conselheiras Ivete Trotti e Jane Bezerra, respectivamente coordenadora e secretária das CEEs da autarquia, estiveram presentes na cerimônia de posse da nova CEE do Hospital Estadual Carlos Chagas, localizado em Guarulhos.

Hospital Estadual Carlos Chagas, em Guarulhos
Hospital Estadual Carlos Chagas, em Guarulhos

Dando continuidade às solenidades, as conselheiras Ivete Trotti e Jane Bezerra, acompanhadas pela colaboradora Márcia Britto, conduziram outras posses na sede do Coren-SP, que ocorreram na quarta-feira (14). Pela manhã, foram contempladas as CEEs das instituições: Hospital do Servidor Público Municipal, Unidade de Pronto Atendimento Vergueiro, Ambulatório Médico de Especialidades do Idoso Sudeste, Hospital Paulista e Rede D’Or São Luiz, todas de São Paulo.

O presidente do Coren-SP, James Francisco dos Santos, acompanhado das conselheiras Ivete Trotti e Jane Bezerra e da colaboradora Márcia Britto.
O presidente do Coren-SP, James Francisco dos Santos, acompanhado das conselheiras Ivete Trotti e Jane Bezerra e da colaboradora Márcia Britto

A conselheira e coordenadora Ivete Trotti trouxe aos presentes alguns pontos relevantes sobre a atuação das CEEs nas instituições de saúde. Ao longo de sua apresentação, ela comentou sobre algumas resoluções que garantem a autonomia da comissão e ditam suas atribuições, como a Resolução 593/18 e a 706/22. Também, expôs algumas alterações ocorridas ao longo da existência das Comissões de Ética de Enfermagem, como a modificação do tempo máximo de suspensão, o qual se estendeu de 29 para até 90 dias.

Ainda durante sua palestra, Ivete abordou a importância da proximidade dos profissionais de enfermagem com o órgão regulamentador, pois o estreitamento dessa relação auxilia na manutenção da assistência de qualidade. “As comissões de ética possuem caráter educativo, ou seja, o objetivo é ajudar o profissional a assegurar o exercício ético das atividades assistenciais”, comentou.

Além da atribuição de manter o exercício legal das atividades de enfermagem, as CEE também tem a função de representar o conselho e promover ações educativas aos profissionais locais

Já no período da tarde, foram empossadas as CEEs do Hospital Municipal Dr. Arthur Ribeiro de Saboya; Hospital Municipal Brasilândia; Hospital Universitário da Universidade de São Paulo; Prevent Senior; e Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Experimental, todas também da capital.

O presidente do Coren-SP realizou uma palestra sobre CEE e trouxe exemplos dos trabalhos imputados à comissão. Dessa maneira, acolhendo os profissionais presentes, James abordou questões previstas no Código de Ética da enfermagem e em resoluções da profissão, e ainda citou as atividades de aprimoramento profissional que são realizadas pelo Coren-SP.

Cerimônia de posse das novas CEEs realizadas na sede do Coren-SP
Cerimônia de posse de novas CEEs ocorreram na sede do Coren-SP

“O papel das Comissões de Ética é fundamental nas instituições. Vocês serão uma extensão do Coren-SP. Os profissionais deverão procurar a nova comissão instituída para elaboração de questões éticas. Esta cerimônia é um momento especial, para consagração dessas comissões eleitas”, finalizou o presidente James.

Galeria de fotos da cerimônia no período da manhã

Galeria de fotos da cerimônia no período da tarde

Saiba mais: