Novas comissões de ética de enfermagem são empossadas em cerimônias presenciais
A Coordenadoria das Comissões de Ética de Enfermagem (CEEs) do Coren-SP tem se empenhado em ampliar o número de CEEs em atividade no estado de São Paulo, de acordo com o estabelecido na Resolução Cofen nº 593/2018.
Na última terça-feira (13), o presidente do Coren-SP, James Francisco dos Santos, acompanhado das conselheiras Ivete Trotti e Jane Bezerra, respectivamente coordenadora e secretária das CEEs da autarquia, estiveram presentes na cerimônia de posse da nova CEE do Hospital Estadual Carlos Chagas, localizado em Guarulhos.
Dando continuidade às solenidades, as conselheiras Ivete Trotti e Jane Bezerra, acompanhadas pela colaboradora Márcia Britto, conduziram outras posses na sede do Coren-SP, que ocorreram na quarta-feira (14). Pela manhã, foram contempladas as CEEs das instituições: Hospital do Servidor Público Municipal, Unidade de Pronto Atendimento Vergueiro, Ambulatório Médico de Especialidades do Idoso Sudeste, Hospital Paulista e Rede D’Or São Luiz, todas de São Paulo.
A conselheira e coordenadora Ivete Trotti trouxe aos presentes alguns pontos relevantes sobre a atuação das CEEs nas instituições de saúde. Ao longo de sua apresentação, ela comentou sobre algumas resoluções que garantem a autonomia da comissão e ditam suas atribuições, como a Resolução 593/18 e a 706/22. Também, expôs algumas alterações ocorridas ao longo da existência das Comissões de Ética de Enfermagem, como a modificação do tempo máximo de suspensão, o qual se estendeu de 29 para até 90 dias.
Ainda durante sua palestra, Ivete abordou a importância da proximidade dos profissionais de enfermagem com o órgão regulamentador, pois o estreitamento dessa relação auxilia na manutenção da assistência de qualidade. “As comissões de ética possuem caráter educativo, ou seja, o objetivo é ajudar o profissional a assegurar o exercício ético das atividades assistenciais”, comentou.
Já no período da tarde, foram empossadas as CEEs do Hospital Municipal Dr. Arthur Ribeiro de Saboya; Hospital Municipal Brasilândia; Hospital Universitário da Universidade de São Paulo; Prevent Senior; e Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Experimental, todas também da capital.
O presidente do Coren-SP realizou uma palestra sobre CEE e trouxe exemplos dos trabalhos imputados à comissão. Dessa maneira, acolhendo os profissionais presentes, James abordou questões previstas no Código de Ética da enfermagem e em resoluções da profissão, e ainda citou as atividades de aprimoramento profissional que são realizadas pelo Coren-SP.
“O papel das Comissões de Ética é fundamental nas instituições. Vocês serão uma extensão do Coren-SP. Os profissionais deverão procurar a nova comissão instituída para elaboração de questões éticas. Esta cerimônia é um momento especial, para consagração dessas comissões eleitas”, finalizou o presidente James.
Galeria de fotos da cerimônia no período da manhã
Galeria de fotos da cerimônia no período da tarde
Saiba mais: