Nota de repúdio ao apresentador Danilo Gentili

O Coren-SP vem a público manifestar seu repúdio frente à postagem realizada pelo apresentador Danilo Gentili em seu Twitter na última segunda-feira (1/12), com o seguinte teor:

O conteúdo não tem qualquer veia cômica e configura uma gratuita e descabida agressão à enfermagem, composta por mais de 460.000 mulheres só no estado de São Paulo. Além disso, é uma tentativa de erotizar a profissão, majoritariamente feminina, em um discurso que o Coren-SP combate há anos e que espera ser superado rapidamente pela sociedade.

A mensagem, além de machista (por desqualificar o trabalho da enfermagem feminina) e misógina (por aferir às mulheres apenas a satisfação do desejo sexual de um homem), é também uma apologia ao assédio sexual e um desrespeito imediato às profissionais que atuam com dedicação, compromisso e conhecimento técnico nas instituições de longa permanência para idosos (ILPI).

A Resolução Cofen nº 620/2019 prevê as atribuições dos profissionais de enfermagem nas ILPIs e, dentre elas, o exercício da “função assistencial com atenção integral voltada para a promoção, proteção e recuperação da saúde do idoso”. Assediar sexualmente uma profissional de enfermagem ou aferir que uma enfermeira deve masturbar um paciente idoso é também um grave desrespeito à Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa.

Além disso, é tácita a proibição de qualquer assédio cometido pelos profissionais de enfermagem no exercício de suas funções, como prevê o Artigo 83 do Código de Ética da profissão: “Praticar, individual ou coletivamente, quando no exercício profissional, assédio moral, sexual ou de qualquer natureza, contra pessoa, família, coletividade ou qualquer membro da equipe de saúde, seja por meio de atos ou expressões que tenham por consequência atingir a dignidade ou criar condições humilhantes e constrangedoras”.

Em meio à pandemia do novo coronavírus, quando a sociedade passou a enxergar a realidade e a importância da enfermagem na assistência, tudo de que a profissão não precisa é de mais uma agressão. Por isso, o Coren-SP ressalta mais uma vez a importância da campanha “Enfermagem Além dos Aplausos“, de forma a conscientizar a população sobre as lutas da categoria – dentre elas, o combate à violência, como o assédio sexual.

Diante da gravidade do conteúdo da postagem, o Coren-SP solicita ao apresentador que se retrate publicamente, de forma a combater qualquer ofensa cometida contra a profissão. O conselho destaca que diante do grande alcance que a postagem tem nas redes sociais, pode acabar incentivando a prática de violência contra as profissionais de enfermagem.

Por mais que a postagem não carregue qualquer dúvida técnica quanto ao exercício profissional da enfermagem, mas apenas ofensas, o Coren-SP ainda assim responde a dúvida do apresentador: NÃO! Dentre as atribuições da enfermagem, não existe qualquer favorecimento ao machismo e ao assédio sexual.

 

Saiba mais:

Cofen apresenta representação criminal contra Danilo Gentili