Mudanças na saúde exigem aprofundamento na formação e atualização profissional

No último dia do 2º Fórum de Enfermagem Coren-SP/AMB, Sérgio Müller, coordenador de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos de Saúde da Secretaria de Saúde de do Estado São Paulo, apresentou palestra sobre boas práticas na promoção de saúde. Em sua apresentação, ele enfatizou as mudanças rápidas e profundas da saúde pública da década de 70 para cá, período em que houve aumento de custos e da complexidade de práticas médicas.

De acordo com ele, essas mudanças se refletem na organização e na complexidade das organizações de saúde. “A direção de um hospital hoje não é feita, como antes, apenas pelo diretor; hoje ela tem em sua estrutura conselhos, subdiretorias e é responsável pela organização de muitos serviços que devem funcionar de forma harmoniosa. Passamos a precisar de profissionais na administração que saibam logística, governança, sustentabilidade e gestão do conhecimento”, afirmou ele.

Além disso, um mesmo profissional deve executar tarefas tanto administrativas quanto clínicas. Isso leva a exigências maiores de formação e de atualização profissional, que Müller considera uma responsabilidade também do sistema educacional. É preciso também pensar o financiamento adequado da Saúde no país.

Müller defendeu também a definição de diretrizes de atuação pelos Conselhos de classe profissional para que sejam estabelecidos protocolos de atuação clínica em cada serviço de saúde.

Müller comparou dados de 1998 a 2010 e como projeção para o futuro próximo, apontou a importância da Bioengenharia e de procedimentos não-invasivos, além do combate às neoplasias, que tiveram aumento de 57% nestes 12 anos.

Para tanto, de acordo com ele, o debate científico deve ser contínuo e permanente.

Como posso ajudar?