Modernização: Cofen aprova Carteira de Identidade Profissional eletrônica

Em breve, os profissionais de enfermagem de todo o Brasil poderão portar uma versão digital da Carteira de Identidade Profissional (CIP), denominada e-CIP.

O documento será acessado por meio do aplicativo para smartphones “CDEn – Carteira Digital da Enfermagem”, do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen).  A e-CIP possuirá o mesmo valor jurídico da Carteira de Identidade Profissional impressa, com a mesma validade de 5 anos, e contará com componentes de segurança como validação por dados biométricos e informações de usuário e senhas concedidos pelo Conselho Regional de Enfermagem.

O aplicativo da e-CIP apresentará todas as Carteiras de Identidade Profissional do usuário em questão quando ele tiver registro em mais de uma categoria profissional e/ou em mais de um Conselho Regional de Enfermagem. Além disso, o documento digital também indicará os registros de títulos de pós-graduação e/ou especialização técnica de nível médio do profissional.

Ainda não há data exata para o lançamento da e-CIP e do aplicativo CDEn, que foram detalhados na Resolução Cofen nº 658/2021, de 28 de janeiro de 2021.