Ministério da Saúde institui grupo de trabalho para efetivação do piso salarial da enfermagem

Após reunião com entidades representativas da enfermagem, como o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), a ministra da saúde, Nisia Trindade, anunciou na tarde desta quinta-feira (19) a instituição de grupo de trabalho para a coordenação da efetivação do piso salarial nacional da enfermagem, conforme Emenda Constitucional nº 127/2022.

A finalidade do grupo é avaliar os impactos e propor critérios para a implementação do piso salarial, reunindo representantes dos departamentos de Economia da Saúde, Investimento e Desempenho, Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Insumos Estratégicos em Saúde.

Portaria do Ministério da Saúde institui grupo de trabalho para avaliar implementação do piso salarial da enfermagem

O grupo tem o prazo de 10 (dez) dias para apresentar relatório com subsídios à decisão quanto à implementação do piso salarial da enfermagem à ministra da saúde, Nisia Trindade.

O presidente do Coren-SP, James Francisco dos Santos, avalia que o relatório deste grupo de trabalho é um importante passo para a efetivação do piso para a categoria. “Este documento certamente será essencial para a conclusão deste capítulo que a enfermagem vem escrevendo com bravura na busca pelo piso salarial nos últimos anos. Há vários indicativos da viabilidade financeira do piso salarial e estamos confiantes de que a realização dessa conquista está cada vez mais próxima. O sistema Cofen/Conselhos Regionais de Enfermagem permanecerá atuante junto ao Ministério da Saúde, à disposição para contribuir com o levantamento e cobrando um resultado favorável e justo para a enfermagem”.

Ministra da Saúde, Nisia Trindade, reuniu-se com o conselheiro federal Daniel Menezes (à direita) para anunciar a criação do grupo de trabalho

Saiba mais: