Ministério da Saúde faz capacitação sobre gripe aviária pela internet

Está disponível na página do Ministério da Saúde na internet material interativo sobre influenza humana e influenza aviária, dentro das ações de prevenção contra uma possível pandemia dessas doenças no Brasil. O conteúdo, elaborado pelo Ministério da Saúde em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM) e a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), é destinado a profissionais de saúde de todo o país e apresenta um diagnóstico completo da influenza, seus riscos, tratamento, vacinação e procedimentos de vigilância, entre outros pontos. Além do acesso pela internet, serão distribuídas cópias em formato de CDs para médicos, para todos os enfermeiros do Programa de Saúde da Família (cerca de 27.000), e as secretarias estaduais e municipais de saúde. Ao todo se estima uma distribuição de 400.000 cópias. O Ministério da Saúde também implantou outras medidas previstas no Plano Brasileiro de Preparação para uma Pandemia de Gripe. Está sendo construída.uma fábrica de vacinas contra a gripe no Instituto Butantan, em São Paulo, que estará concluída apenas em 2007. O Instituto já recebeu uma amostra do vírus da gripe aviária, conhecido com H5N1, e deverá produzir inicialmente 20 mil doses para consolidar a tecnologia de fabricação. Essas doses serão submetidas a testes de segurança e eficácia e formarão um primeiro estoque estratégico. Até o final do ano, todos os estados terão pelo menos uma unidade- sentinela do vírus da gripe. São hospitais, postos de saúde e policlínicas que recebem treinamento de técnicos do Ministério da Saúde, equipamentos de informática e refrigeração e kits de coleta de amostras. O trabalho dessas unidades é recolher secreções nasais e da faringe de pessoas que tenham sintomas de gripe. O objetivo é verificar quais vírus estão presentes naquela região, o que permite traçar estratégias, por exemplo, de vacinação e de distribuição de remédios.