Mais três Câmaras Municipais aderem ao movimento pela aprovação do piso da enfermagem

Mais três Câmaras Municipais paulistas aderiram ao movimento em prol da aprovação do Projeto de Lei (PL) 2.564/2020, que caso seja aprovado institui o piso salarial nacional para os profissionais de enfermagem. Já aprovado pelo Senado Federal em novembro de 2021, o projeto atualmente tramita na Câmara dos Deputados, onde aguarda votação.

No dia 5 de janeiro, a Câmara Municipal de Monte Mor aprovou moção de apoio à aprovação do chamado “PL do piso” da enfermagem. No texto do documento, os vereadores reconhecem que “é de suma importância a valorização da classe, tanto neste momento de pandemia quanto em todos os outros programas de saúde, para continuarem atuando de forma eficiente e humanizada”.

No dia 24 de janeiro, foi a vez dos vereadores de São Caetano do Sul aprovarem moção de apoio ao PL 2.564/2020. Em seu texto, é argumentado que “o perseguido merecimento para a classe se faz necessário, vez que inexiste para a categoria, piso salarial justo, sujeitando aos profissionais a percepção de remunerações muito aquém da exigência acadêmica e técnica que são mandatórias para a execução de suas atividades”.

Por fim, os vereadores da Câmara Municipal de São Miguel Arcanjo também aprovaram moção de apoio ao Projeto de Lei na sessão do dia 2 de fevereiro. Os legisladores do município afirmam no texto do documento que “o reconhecimento da importância da enfermagem como peça fundamental e relevante no âmbito dos serviços de saúde não corresponde à remuneração digna dos profissionais, fazendo com que se submetam a regimes de remuneração injusta, incompatível com o nível de formação acadêmica e técnica exigidos para o exercício da profissão”.

Veja abaixo a íntegra das moções de apoio enviadas ao Coren-SP:

Câmara Municipal de Monte Mor

Câmara Municipal de São Caetano do Sul

Câmara Municipal de São Miguel Arcanjo

Abaixo-assinado

O Coren-SP criou um abaixo-assinado para pressionar os deputados federais a aprovarem o piso salarial nacional para a enfermagem. O documento já conta com mais 100 mil assinaturas e é importante que cada profissional de enfermagem assine e compartilhe essa iniciativa.

Assine o abaixo-assinado aqui.