Liminar suspende processo ético de Gilberto Linhares

O registro profissional do ex-presidente, Gilberto Linhares, foi cassado pelo Conselho Federal de Enfermagem em 13 de abril deste ano, numa decisão unânime da Assembleia de Presidentes. Na última quarta-feira (29/08), Linhares apresentou à Assembleia uma recurso alegando que a denúncia motivadora do processo já estaria prescrita e que não teve direito a ampla defesa.

Durante a leitura do parecer da relatoria, feita na sede do COFEN em Brasília, Linhares, acompanhado por um advogado, apresentou um mandado de segurança que obrigou a suspensão do julgamento.

O processo ético contra o ex-presidente foi movido por denúncias de irregularidades nas suas duas primeiras gestões, entre 1991 e 1997. Em 2005, em pleno exercício do quarto mandato, Linhares foi preso pela PF durante a Operação Predador, da Polícia Federal, sob acusação de peculato, formação de quadrilha, homicídio, fraude em licitações, lavagem de dinheiro, interceptação não autorizada de comunicação telefônica e falsidade ideológica.

O ex-presidente conseguiu habeas corpus no Supremo Tribunal Federal (STF) e deixou a prisão em março do ano passado.

Como posso ajudar?