Liderança e custos foram os temas de abertura do 3º SEPAGE

Na manhã de hoje, dia 21, teve início o 3º Seminário Paulista de Gestão em Enfermagem – SEPAGE. O evento aconteceu no auditório da Universidade Nove de Julho, campus Barra Funda. A mesa de abertura foi formada pelo Presidente do COREN-SP, Claudio Alves Porto, pelo Assessor de Desenvolvimento Institucional do COREN-SP e responsável pelo Programa Gestão com Qualidade – PGQ, Sérgio Luz, e pelo vice-presidente da ABEn, Edmilson Viveiros. Em seu discurso de abertura Porto destacou as novas conquistas da enfermagem e a parceria entre o Conselho e diversas instituições ligadas à profissão como fator importante para estas conquistas.

O ciclo de trabalhos foi aberto com o tema Raio X do líder que todos querem , a palestra foi apresentada pela diretora de enfermagem do Hospital Universitário da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, Maria Julia Paes da Silva. A gerente do serviço de enfermagem do Hospital de Base, Maria Regina Lourenço Jabur e a gerente de enfermagem do hospital Alvorada Moema, Luzia Helena Vizona Ferrero, participaram da mesa como moderadora e secretária, respectivamente. Em sua fala, Maria Julia reforçou as características que bons líderes devem ter e destacou a comunicação como fator primordial para o profissional exercer esta função. “Os líderes precisam entender que suas ações devem ser coerentes com o seu discurso, assim as ideias são incorporadas por toda a equipe”, destacou.

A segunda palestra da manhã, Procedimentos de enfermagem: como mensurar custos , foi dividida entre a professora da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto, Marli de Carvalho Jericó e a coordenadora do grupo de estudos tabela de honorários do COFEN, Carmen Lupi Monteiro Garcia. A mesa contou com a participação da presidente da Dal Ben Home Care, e Luiza Watanabe Dal Ben, como moderadora e com a consultora técnica da Planisa, Cristina ramos Rodrigues, como secretária. Marli destacou a gestão de custos em saúde, enfatizando as diversas formas de financiamento da saúde, os itens que compõem a conta hospitalar e como o profissional de enfermagem está inserido nesta conta. A palestrante enfatizou que a enfermagem tem papel importante ao atuar para reduzir custos e evitar o desperdício. Carmem trabalhou o mesmo tema com foco nos procedimentos de enfermagem, seus custos e as formas de remuneração do profissional.

A surpresa no fim da manhã ficou por conta da prefeita de Juquitiba, Maria Aparecida Maschio Pires, que compareceu ao SEPAGE para prestar uma homenagem ao presidente do COREN-SP e à responsável pelo programa Exercício Profissional Tutelado – EPT, enfermeira Sarah Munhoz. A prefeita destacou a importância do profissional de enfermagem para a gestão da saúde e parabenizou todos os profissionais presentes.

Leia mais: Trajetória do dimensionamento e eneagrama foram os temas da primeira tarde de palestras do 3º SEPAGE