Lei garante à mãe acesso aos benefícios da doação de sangue do cordão umbilical

O Diário Oficial da União (DOU) de hoje, dia 28, traz a lei que garante à gestante acesso a informações sobre as possibilidades e os benefícios da doação de sangue do cordão umbilical durante o pré-natal e na hora do parto. O sangue do cordão umbilical apresenta grande quantidade de células-tronco, que podem ser usadas no transplante de medula óssea. No banco público de São Paulo estão armazenadas 3,5 mil bolsas de sangue de cordão. A partir delas, já foram realizados 22 transplantes, na maioria em pacientes com leucemia. Atualmente, apenas oito maternidades do país colhem o material que é doado aos bancos públicos que existem em São Paulo e no Rio. Nos próximos dois anos a rede será expandida para os estados do Ceará, Pernambuco, Pará, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná, Minas Gerais e também o Distrito Federal. Com a publicação, a medida entra em vigor imediatamente. A lei havia sido aprovada pelo Senado Federal no dia 6 de dezembro.