Lançamento da Campanha Nursing Now destaca o fortalecimento e a importância da enfermagem

O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) e o Centro Colaborador da OPAS/OMS para o desenvolvimento da Pesquisa em Enfermagem, vinculado à Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da USP, lançaram na última quarta-feira (24/4), no auditório da Fiocruz, em Brasília, campanha global Nursing Now. O vice-presidente do Coren-SP, Cláudio Silveira, primeiro-tesoureiro, Jeferson Caproni, e a gerente de fiscalização, Lanny Hinno, estiveram presentes no maior evento de fortalecimento da Enfermagem no mundo.

A gerente de fiscalização, Lanny Hinno

O Nursing Now é uma iniciativa da Organização Mundial de Saúde (OMS) e do Conselho Internacional de Enfermeiros (ICN) que buscam chamar a atenção dos governos dos países integrantes da ONU, para que valorizem os profissionais de enfermagem, que são essenciais para atingir as metas globais, nacionais e locais de saúde.

O vice-presidente do Coren-SP, Cláudio Silveira, também prestigiou o lançamento.

Criada no Reino Unido, a campanha já foi lançada em mais de 30 países, e pretende destacar e elevar o papel da Enfermagem e sua importância para o alcance das metas de saúde pactuadas pelos países membros da ONU. Durante os próximos dois anos, o ICN e OMS vão se mobilizar para elevar o status da Enfermagem, considerando seu papel central na concepção e implementação das políticas de Saúde que assegurem a universalidade do acesso.

O primeiro-tesoureiro Jefferson Caproni durante o lançamento da campanha Nursing Now

A Enfermagem é a maior profissão da saúde e está presente em todas as unidades, hospitais, centros de pesquisa, universidades e em todos os serviços prestados à população. No Brasil, a categoria agrega mais de dois milhões de trabalhadores e luta há 19 anos pela redução da jornada de trabalho para 30 horas semanais, por um piso salarial compatível com as funções desempenhadas e com a Lei do descanso digno – em algumas instituições, os profissionais deitam em papelões para descansarem da longa e exaustiva jornada.

Entre as principais metas definidas para o Brasil, foram apresentadas durante o evento, o investimento no fortalecimento da educação e no desenvolvimento dos profissionais de enfermagem com foco na liderança, a busca pela melhoria das condições de trabalho dos profissionais de enfermagem, e a disseminação de práticas de enfermagem efetivas e inovadoras com base em evidências científicas, em âmbito nacional e regional.

Fonte: Ascom-Cofen

Como posso ajudar?