Enfermeira Kazuko Uchikawa Graziano recebe título de professora emérita da Escola de Enfermagem da USP
Um momento muito especial marcou a manhã da última terça-feira (8) na Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (EE-USP). Como parte das comemorações pelos 80 anos da escola, a professora doutora Kazuko Uchikawa Graziano recebeu o título de professora emérita da EE-USP, após mais de 40 anos dedicados à docência e à enfermagem.
O segundo-tesoureiro do Coren-SP, Mauro Antônio Pires Dias da Silva, que se formou em enfermagem na EE-USP em 1974, na mesma turma da professora Kazuko, representou o conselho na cerimônia. A conselheira Heloísa Helena Ciqueto Peres também participou da cerimônia como professora da casa.
Ele explicou a importância da sessão solene realizada pela congregação da Escola de Enfermagem na USP nesta terça-feira: “O título de professor emérito é uma das maiores honrarias que um professor pode receber. Significa o reconhecimento a uma vida de contribuições importantes à pesquisa e à docência. É sem dúvida um título muito merecido pela professora Kazuko, que conheço de longa data e a quem parabenizo”.
Nascida no Japão e vinda ao Brasil com apenas 7 anos de idade, Kazuko lecionou por mais de 40 anos e se especializou na área da enfermagem médico-cirúrgica, tendo nela realizado diversas pesquisas importantes.
A mesa de honra da sessão solene da congregação da EE-USP para a outorga do título de professora emérita foi composta pela diretora da escola, professora Regina Szylit e pela professora chefe do departamento de enfermagem médico-cirúrgica da USP, Vilanice Püschel.
Após a leitura de um resumo biográfico da professora Kazuko por parte da professora Vilanice, a homenageada fez um discurso de agradecimento: “Obrigada por este momento. Agradeço por tanto amor da parte de vocês”.
Após a outorga do título de professora emérita, a revista científica da EE-USP foi agraciada com um certificado que a coloca no “Nursing Journal Hall of Fame”, uma comenda norte-americana entregue a revistas científicas de enfermagem de grande tradição e destaque, com pelo menos 50 anos de circulação.
O certificado foi recebido pela editora da revista, a professora Regina Szylit.
Galeria de imagens
Saiba mais