Isenção de pagamento da taxa de renovação da carteira para os profissionais de Enfermagem inscritos no Coren-SP

Os profissionais de Enfermagem inscritos no Coren-SP que renovarem a Carteira de Identidade Profissional no prazo definido na Resolução Cofen nº 475/2015 estarão ISENTOS da taxa de emissão da nova carteira. Tal decisão foi aprovada na 957ª Reunião Plenária e homologada pelo Cofen na última segunda-feira.

Os profissionais que já efetuaram o pagamento relativo à emissão da nova carteira serão restituídos dos valores pagos. O processo de ressarcimento será detalhado por meio de correspondência.

A Resolução Cofen nº 475/2015 estabelece a obrigatoriedade aos profissionais de Enfermagem de renovação da Carteira de Identidade Profissional, conforme datas e prazos estabelecidos no texto publicado em 13 de janeiro de 2016.   

Para requerer a substituição da carteira, o profissional deverá regularizar sua situação financeira e cadastral junto ao Coren-SP. É possível emitir boletos, realizar acordo e atualizar os dados no canal de Serviços Online.

Atenção para os períodos de renovação conforme Resolução Cofen  475/2015:

1) Carteiras de Identidade Profissional emitidas até 31/12/2010

Serão renovadas atendendo cronograma estabelecido pelo número final da inscrição, conforme tabela abaixo. Para ter certeza da data de renovação, clique AQUI.

 

Final da Inscrição

Validade

Mês de Renovação

 1

31.01.2016

Janeiro

 2

29.02.2016

Fevereiro

 3

31.03.2016

Março

 4

30.04.2016

Abril

5

31.05.2016

Maio

 6

30.06.2016

Junho

 7

31.07.2016

Julho

 8

31.08.2016

Agosto

 9

30.09.2016

Setembro

 0

31.10.2016

Outubro

A renovação em 2016 abrange apenas as carteiras emitidas até 31/12/2011. Se a sua carteira foi emitida a partir de 2012, aguarde o prazo de validade de 5 anos, a contar da data de emissão. 

Já os profissionais que participaram do recadastramento (2007-2010) devem considerar as informações contidas na Carteira de Identidade Profissional, mesmo que o documento não tenha sido retirado no Coren-SP. 

2) Carteiras emitidas a partir de 1º de janeiro de 2011

As Carteiras de Identidade Profissional emitidas a partir do dia 1º de janeiro de 2011 têm validade de 5 anos, a contar da data da emissão. Para obter a isenção, o profissional deverá vir ao Coren-SP para renovação no período de 30 DIAS ANTES de seu vencimento. Clique AQUI para ter certeza que a data de renovação está prevista para 2016.

Documentos necessários:

Para realizar a substituição da carteira é preciso comparecer pessoalmente a uma das unidades do Coren-SP munido dos seguintes documentos (original e cópia):

– Documento de identidade com validade nacional. Profissionais estrangeiros deverão apresentar obrigatoriamente o RNE – Registro Nacional de Estrangeiros;

– Comprovante de alteração de nome, se for o caso (certidão de casamento ou averbação de divórcio);

– Comprovante de residência atualizado ou declaração de residência firmada pelo profissional no momento do requerimento;

– Fotografia: na Sede (Alameda Ribeirão Preto, 82 – Bela Vista – São Paulo – SP) a fotografia é tirada na hora. (informações clique aqui). Nas subseções e NAPE’s o profissional deve levar uma foto 3×4 colorida, recente, com fundo branco e sem uso anterior. A foto deve estar de acordo com as especificações descritas no site do COREN-SP no menu opção Documentos – Qualidade Fotográfica (clique aqui);

Como posso ajudar?