Internação domiciliar será oferecida pela rede pública de saúde

A estratégia está dentro das ações previstas para a saúde do idoso no Pacto pela Saúde, firmado neste ano entre o Ministério da Saúde e os conselhos estaduais e municipais. O pacto é um consenso entre os três entes federados de diretrizes, metas e ações para a saúde no Brasil. Terão prioridade no atendimento domiciliar não apenas os pacientes idosos, mas também os portadores de doenças crônico-degenerativas agudizadas e clinicamente estáveis; as pessoas que necessitam de cuidados paliativos; e aquelas com incapacidade funcional provisória ou permanente, com internações prolongadas ou reinternações, que demandem atenção constante. Outras prioridades podem ser estabelecidas nos programas locais. O objetivo da Política Nacional de Internação Domiciliar é propiciar atendimento humanizado que melhore a recuperação, permitindo maior autonomia aos pacientes e às famílias durante o tratamento. Com isso, a expectativa é permitir a otimização na utilização dos leitos hospitalares e reduzir o risco de intercorrências e infecções de pacientes em longas internações com cuidados de média complexidade (consultas, exames e alguns procedimentos cirúrgicos).