Interior do estado discute elaboração de protocolos

O Coren-SP realizou uma série de pactuações com os Grupos de Elaboradores de Protocolos de Enfermagem (GEPEAPS) em diversas cidades do interior do estado. Entre os dias 26/6 e 7/7, a conselheira Rosana Garcia percorreu subseções, em andamento a reuniões realizadas anteriormente com o Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo (COSEMS-SP).

“O pacto tem como objetivo a elaboração de Protocolos de Enfermagem na Atenção Primária a Saúde no estado. Para tal, foram convidados representantes dos municípios, de universidades, faculdades e entidades representativas”, explica Rosana.

As pactuações com os GEPEAPS regionais ocorreram:

Dia 26/6 – GEPEAPS 4 (cidade de Campinas), com representantes de Campinas, Sorocaba, Hortolândia, Piracicaba, Salto, Vinhedo, Jundiaí e Cabreúva:

Dia 1/7 – GEPEAPS 3 (cidade de Santo André), com representantes de Santo André, São Bernardo, Diadema e da FMABC:

Dia 2/7 – GEPEAPS 5 (cidade de Ribeirão Preto), com representantes de Ribeirão Preto, Araraquara, Serrana, Batatais e da EERP-USP:

Dia 3/7 – GEPEAPS 2 (cidade de Osasco), com representantes de Osasco, Caieiras e Jandira:

Dia 5/7 – GEPEAPS 1 (cidade de Marília), com representantes de Marília, Lins e Bauru e da Unisalesianos:

Essa iniciativa demonstra o interesse do Coren-SP em atuar de forma regionalizada, aproximando-se dos profissionais de enfermagem. “O envolvimento das cidades de pequeno, médio e grande porte na elaboração do Protocolo de Enfermagem na APS legitima um trabalho construído considerando as diversidades regionais de um estado que possui 645 municípios com diferentes realidades socioeconômicas e epidemiológicas. Por esta razão, todo o trabalho teve início com um diagnóstico situacional dos municípios participantes, dando ênfase às diferenças regionais”, complementa Rosana.

Os municípios já iniciaram a escrita do Protocolo, que conta também com a participação de auxiliares e técnicos de enfermagem. A proposta é a apresentação do material para debate coletivo em Oficina de Compartilhamento prevista para o dia 24/8 na sede do Coren-SP. Antes disso, no dia 6/8, haverá nova reunião entre o Coren-SP e o COSEMS, desta vez para alinhamento com a Comissão Intergestores Bipartite (CIB).

Como posso ajudar?