Instituições de saúde das regiões de Campinas, São José dos Campos e Santos recebem máscaras do Coren-SP

A entrega de máscaras PFF2 pelo Coren-SP a instituições de saúde públicas e filantrópicas em todo o estado de São Paulo continua. A autarquia está distribuindo um total de 22.800 máscaras que foram doadas pelo Conselho Federal de Enfermagem (Cofen).

A autarquia também segue com a rotina de inspeções nas instituições de saúde do estado, vistoriando os fluxos de contingência à pandemia e a segurança da assistência, seguindo os critérios estabelecidos pelos órgãos regulamentadores como o Ministério da Saúde, a ANVISA e o Cofen.

A doação de EPIs pelo Coren-SP segue critérios estabelecidos pela Comissão de Gestão de Crise Covid-19 do conselho. No dia 24/6, quarta-feira, foi feita uma fiscalização e, em seguida, foram doadas máscaras PFF2 ao Hospital Municipal Governador Mário Covas, em Hortolândia. A ação foi realizada pela fiscal Teresa Milani, que trabalha na subseção de Campinas.

Hospital Mário Covas, Hortolândia

Ainda em Hortolândia, Teresa também doou EPIs à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Nova Hortolândia.

UPA Nova Hortolândia

Em Itatiba, a fiscal Ana Olga Fornasari, também da subseção de Campinas, representou o Coren-SP na doação de máscaras PFF2 à UPA Itatiba.

UPA Itatiba

Outro município atendido pela subseção de Campinas do Coren-SP que recebeu doações de máscaras PFF2 foi Sumaré, também no dia 24/6. A fiscal Teresa Milani fez a entrega à equipe de enfermagem da UPA Macarenko.

UPA Macarenko

Finalizando as doações de EPIS em Sumaré, a fiscal foi ao Hospital Estadual, onde contemplou os enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem com os EPIs, para que a assistência seja feita de forma segura e dentro dos protocolos estabelecidos pelos órgãos regulamentadores.

Hospital Estadual de Sumaré

Outra região que teve instituições de saúde beneficiadas recentemente com doações de máscaras PFF2 pelo Coren-SP foi a de São José dos Campos: primeiro, a fiscal Vanda Cruz fez uma inspeção e entregou EPIs à Santa Casa de Ubatuba no dia 24/6.

Santa Casa de Ubatuba

No dia 25/6, quinta-feira, as fiscais Vanda Cruz e Regina Sperandeo fizeram doações de EPIs à Santa Casa de Jacareí.

Santa Casa de Jacareí

Também na região de Santos, foram doadas máscaras PFF2 esta semana. As doações às instituições de saúde da região foram realizadas na quarta-feira, dia 24/6, contemplando  a UPA Samambaia, a Unidade Mista de Saúde de Pedro de Toledo e Pronto Socorro Quietude, em Praia Grande. As entregas foram realizadas pela fiscal Gisele Blasius e pela chefe técnica da subseção de Santos, Luciana.

UPA Samambaia, Praia Grande

PS Quietude

Unidade Mista de Pedro de Toledo

Ainda na quarta-feira, dia 24/6, Luciana foi até Itariri, onde doou EPIs à Unidade Mista de Saúde do município.

Unidade Mista de Itariri

A enfermeira Responsável Técnica (RT) da Unidade Mista de Itariri, Ana Lúcia Girardi, se mostrou satisfeita com a atuação da fiscalização do conselho em prol da segurança na assistência: “A fiscalização é muito importante para a nossa unidade de saúde. Para avaliar se estamos com a paramentação correta, se estamos fazendo o procedimento correto e para nos adequar conforme as normas”, elogiou.

As entregas de máscaras na região da Baixada Santista por Luciana se encerraram na UPA Agenor de Campos, em Mongaguá.

UPA Agenor de Campos, Mongaguá

Atendimento aos profissionais de enfermagem

Os fiscais do Coren-SP estão realizando as inspeções nas instituições de saúde, com o foco voltado para a disponibilidade de EPIs. Também há fiscais atendendo as dúvidas dos profissionais via chat. Entre os dias 24/3 e 19/6, foram realizados mais de 19.713 atendimentos.

Além do chat, que é uma ferramenta complementar às ações presenciais, a fiscalização do Coren-SP tem atuado em outras frentes por meio das ferramentas digitais. Todos os serviços são conduzidos por fiscais prontos a responder questionamentos sobre questões técnicas.

Confira as ações em números:

19.713 atendimentos pelo chat sobre o Novo Coronavírus.

3.217 inspeções.

1.968 atendimentos da Ouvidoria.

2.032 atendimentos do Fale Conosco.