Iniciativas do Cofen e de grupo de psicólogos voluntários oferecem acolhimento a profissionais durante pandemia

Situações de incerteza e de grande pressão como a que estamos vivendo por conta da pandemia do Coronavírus costumam gerar estresse e sofrimento psicológico, sobretudo nos profissionais de saúde que estão na linha de frente da assistência à população.

Para acolher esses profissionais, tanto o Cofen (Conselho Federal de Enfermagem) quanto um grupo de 40 psicólogos voluntários organizados pela professora Ana Horta, da Escola Paulista de Enfermagem, da Unifesp (Universidade Federal do Estado de São Paulo) estão oferecendo gratuitamente serviços de apoio.

O serviço do Cofen, disponível a partir desta quinta-feira (25/3), será um canal de atendimento online de apoio emocional aos profissionais de enfermagem. O chat estará disponível no canto inferior do hotsite Juntos Contra Coronavírus e funcionará 24hs por dia.

O Cofen destaca que a equipe de atendimento será formada por enfermeiros voluntários especializados na assistência de saúde mental, que visam colaborar com os milhares de profissionais que têm trabalhado incansavelmente nas unidades de saúde do País.

Professora da Unifesp cria grupo de acolhimento com psicólogos voluntários

Outra iniciativa de acolhimento aos profissionais foi criada na Unifesp e encabeçada pela professora Ana Horta.

O projeto conta com 40 psicólogos voluntários que trabalharão com o acolhimento aos demais profissionais de saúde que estão na linha de frente da pandemia.

Esse acolhimento psicológico será feito online e por celular.

Os profissionais de enfermagem interessados em se cadastrar podem fazê-lo pelo e-mail acolhimentocovid@gmail.com