Ingressando na enfermagem? Coren-SP emite registro profissional em até sete dias úteis

Janeiro é um mês de muita expectativa aos ingressantes no mundo da enfermagem. É quando milhares de profissionais com diploma em mãos solicitam a emissão do registro e da carteira de identidade profissional (CIP) no Coren-SP, para que possam ingressar no mercado de trabalho. Para facilitar a vida dessas pessoas, as equipes de atendimento não medem esforços e trabalham incansavelmente para conferir com rapidez e agilidade a documentação, disponibilizando assim o registro em um prazo de apenas sete dias úteis.

A demanda pelo serviço de emissão de registro e da CIP é crescente ano a ano. Em janeiro de 2019, foram 5.938 solicitações; no mesmo mês, em 2020, já são 6.953, o que corresponde a um aumento de 17%. De acordo com a Gerente de Atendimento ao Profissional, Mariana Lopes Steinstraesser, o anúncio da anuidade única gerou um aumento significativo na procura por inscrição, mas o prazo de sete dias continua sendo cumprido com eficiência. “Esse é um compromisso do Coren-SP com os profissionais de enfermagem do estado de São Paulo. Todos os registro são emitidos nesse prazo, com exceção dos casos em que há algum problema na documentação”, enfatizou.

Nos casos em que há alguma falha em relação aos documentos apresentados, o profissional é informado por correspondência ou meio eletrônico para que os ajustes necessários sejam providenciados.

A CIP é emitida em um prazo de até 30 dias corridos, porém o número do registro já é suficiente para o exercício legal da profissão, sendo aceito pelas instituições.

Para se inscrever no Coren-SP, é necessário comparecer à unidade mais próxima (confira aqui a lista de endereços), e apresentar os documentos exigidos (a lista está disponível no site, clique aqui). É possível agendar o atendimento de forma online, pelo site oficial. A auxiliar de enfermagem Luciana Souza Nascimento, destaca a comodidade desta opção. “Fiz o agendamento pelo site para renovar a minha carteira. Tive que remarcar, pois não poderia comparecer na data escolhida e foi muito fácil. O processo foi muito cômodo e tranquilo”, relatou.  

A enfermeira Vandy Prudêncio agendou seu atendimento na subseção de Santos. “Na semana passada eu tentei fazer o agendamento online e por telefone, mas só tinha disponível uma data que eu não poderia comparecer. Porém, eu precisava emitir a minha carteira com urgência e foi quando eu recorri à página do Facebook e o setor de atendimento do Coren-SP conseguiu agendar no tempo previsto”, relata.

Luciana Souza foi atendida na subseção de Santos

Na sede da autarquia em São Paulo, o movimento também está intenso no mês de janeiro e os profissionais saem satisfeitos. A técnica de enfermagem Elaine da Fonseca Gomes, que estava com seu bebê de poucos meses, não agendou um horário, mas obteve atendimento rápido, “Fui muito bem atendida e orientada pelos atendentes, que se preocuparam em agilizar o atendimento”, diz.

Elaine da Fonseca Gomes não agendou um horário, mas obteve atendimento rápido

A  auxiliar e enfermeira Inês Emília Gonçalves Avelino faz coro a essa percepção. “Vim renovar a minha carteira profissional de auxiliar e solicitar a emissão da carteira de enfermeira. O atendimento foi excelente, desde a coleta de documentos até a retirada de foto. Todos sempre preocupados com a rapidez do atendimento”, elogia.  

A  auxiliar e enfermeira Inês Emília Gonçalves Avelino procurou o atendimento do Coren-SP para renovação da carteira

A  profissional Sandra Rodrigues Siqueira Amaral foi surpreendida com a qualidade dos serviços. “Não imaginava que o atendimento pudesse ser tão efetivo e eficiente. Eu precisava transferir o meu Coren do Espírito Santo para São Paulo e tudo ocorreu de forma cortês e educada. Vocês estão de parabéns, uma equipe com orientações extremamente assertivas”, afirma.  

Como posso ajudar?