Ingressa Coren-SP participa de mais quatro colações de grau de novos enfermeiros

Por meio do programa Ingressa Coren-SP, o conselho se aproxima dos alunos que estão próximos de se formar em enfermagem ou nos cursos técnicos da área. Essa aproximação é promovida por ações como palestras, visitas dos conselheiros que compõem o programa às instituições de ensino e visitas dos estudantes ao Coren-SP.

Recentemente, como parte do Ingressa Coren-SP, o conselheiro Márcio Bispo, que coordena o programa, participou de colações de grau de diversas turmas de graduandos em enfermagem em instituições de ensino espalhadas pelo estado de São Paulo.

No dia 28/1, uma nova turma de enfermeiros formada pela Uniararas colou grau em cerimônia que foi realizada online em função do atual agravamento da pandemia. Após a colação, Márcio fez as entregas das Carteiras de Identidade Profissional (CIP) à turma de novos profissionais, por intermédio da professora Beatriz Marçal Ribeiro, coordenadora dos estágios supervisionados de enfermagem da Fundação Herminio Ometto.

Graduandos da Uniararas já com as Carteiras de Identidade Profissional entregues pelo Ingressa Coren-SP

A professora Beatriz agradeceu ao apoio do conselheiro, sobretudo pelo fato dos alunos terem recebido suas carteiras profissionais de forma adiantada, otimizando seu acesso ao mercado de trabalho: “A atuação do Coren-SP foi um diferencial enorme para os nossos alunos. Uma vez que, antes mesmo da colação oficial de grau, eles já possuíam o número ativo do registro, sendo possível assim, já estar ingressando no mercado de trabalho, e esta foi a realidade de muitos de nossos alunos. Estar com a carteira de classe profissional em mãos é a maior realização deles”, reconheceu a professora Beatriz.

A professora Beatriz Marçal Ribeiro e o conselheiro Márcio Bispo, coordenador do Ingressa Coren-SP

Também no dia 28/1, sexta-feira, o conselheiro participou da colação de grau dos formandos da Universidade Municipal de São Caetano do Sul, sendo recebido pela gestora da graduação, a professora Luz Alcira Avila Rincón Alves. Na ocasião, Márcio entregou as carteiras profissionais aos formandos, que também participaram de uma palestra do conselheiro sobre o Coren-SP e sobre aspectos éticos e legais da profissão.

O conselheiro Márcio Bispo ao lado da professora Luz (de vermelho) e alguns dos jovens enfermeiros da Universidade Municipal de São Caetano do Sul

“A presença do Coren-SP para os formandos é muito importante porque agiliza a inserção no mercado de trabalho. Muitos já estão com proposta de emprego. Tenho certeza que os profissionais saíram com uma visão positiva da importância do conselho para os enfermeiros e para a profissão”, colocou a professora Luz.

Ingressa Coren-SP chega aos formandos da Universidade Municipal de São Caetano do Sul

No dia 31/1, segunda-feira, Márcio foi até São José do Rio Preto, onde representou o Ingressa Coren-SP na colação de grau da enfermagem da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (Famerp), sendo recebido pela professora Beatriz Barco Tavares Jontaz Irigoyen, coordenadora geral do curso de graduação em enfermagem da instituição.

O conselheiro Márcio Bispo, do Coren-SP, e graduandos da Famerp

“Desde o início, em 1991, o curso de graduação em enfermagem da Famerp e o Coren-SP desenvolvem parceria. No fim de 2021, o conselheiro Márcio Bispo ministrou palestra do projeto Ingressa Coren-SP aos formandos, ressaltando a importância do conselho na vida profissional. Ele também facilitou a inscrição dos enfermeiros, que já receberam os seus registros, estando assim aptos a exercerem suas atividades profissionais”, contou a professora Beatriz.

Ingressa Coren-SP na Famerp

Esta sequência de atividades do Ingressa Coren-SP foi encerrada no dia 1º/2, terça-feira, com a participação do programa na Universidade Paulista (Unip) de São José do Rio Pardo. Márcio foi recebido pela coordenadora da graduação, professora Denise Rondinelli Cossi Salvador. O conselheiro procedeu então à entrega das Carteiras de Identidade Profissional aos formandos, cuja colação de grau havia ocorrido no dia 23/1.

Unip de São José do Rio Pardo recebe o Ingressa Coren-SP

A professora Denise agradeceu ao apoio recebido do Coren-SP: “A participação do conselho junto aos formandos concretiza o início da vida profissional concedendo-lhes o registro necessário para o exercício da enfermagem. Favorece a interação com o Coren-SP e seu papel para a profissão. Ao mesmo tempo destaca-se também a praticidade para o processo de registro profissional”, reiterou.

A professora Denise Salvador e o conselheiro Márcio Bispo

Já o conselheiro Márcio Bispo agradeceu a todas as instituições por abrirem as portas ao Coren-SP e permitirem a frutífera aproximação entre a autarquia e os jovens profissionais: “Agradeço a cada uma das instituições que participaram do Ingressa Coren-SP, assim como às coordenações, ao corpo docente e a todos os alunos e recém-graduados. Espero que o conselho possa continuar apoiando esses profissionais ao longo de suas carreiras, oferecendo todo suporte que eles possam precisar como enfermeiros”.