Ingressa Coren-SP faz palestras e prepara Carteiras de Identidade Profissional de novas turmas de futuros enfermeiros

O Projeto Ingressa Coren-SP, coordenado pelo conselheiro Márcio Bispo, leva o conselho para dentro das instituições de ensino de nível médio e superior, apresentando as questões relacionadas à ética e à legislação profissional aos futuros técnicos de enfermagem e enfermeiros. Além disso, o projeto facilita a emissão da primeira Carteira de Identidade Profissional dos futuros trabalhadores da saúde, entregando os documentos a eles já na colação de grau para que rapidamente possam ingressar no mercado de trabalho.

Recentemente, o conselheiro Márcio Bispo fez uma série de palestras em instituições de ensino, onde apresentou o Coren-SP a graduandos em enfermagem. O conselheiro aproveitou para recolher a documentação dos futuros enfermeiros de forma a dar entrada na confecção facilitada das Carteiras de Identidade Profissional para serem entregues nas colações de grau.

Márcio Bispo, ao centro, com os alunos da Unasp – Centro Universitario Adventista

No dia 9/11, quarta-feira, Márcio Bispo iniciou essa série de palestras na Unasp (Centro Universitário Adventista), na capital, onde foi recebido pela professora Vivian Inácio Zorzin, coordenadora da graduação em enfermagem. “Os estudantes se sentem fascinados e integrados em conhecerem o Coren-SP tão de perto. Eles também ficam emocionados em terem o acesso rápido ao regsitrod e enfermeiros de forma a ingressarem no mercado de trabalho. É muito interessante essa proximidade com o conselho para a construção da identidade dos enfermeiros e para a escola também”, afirmou a professora Vivian ao comentar a atividade.

O conselheiro também fez palestra aos graduandos da FAMERP, em São José do Rio Preto

Na quinta-feira, dia 10/11, Márcio foi à Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (FAMERP), onde ministrou a palestra do Ingressa Coren-SP e recolheu documentos sendo recebido pelas professoras Rosemeire Aparecida Milhim Cordova e Beatriz Barco Tavares Jontaz Irigoyen.

Márcio Bispo e as professoras Rosemeire Aparecida Milhim Cordova e Beatriz Barco Tavares Jontaz Irigoyen, da FAMERP

A professora Beatriz, coordenadora do curso, afirmou que o projeto “propicia aos alunos interação direta com o conselho e agiliza o registro profissional com destaque ao conselheiro Márcio Bispo, que atende os alunos com muita simpatia e disposição, transmitindo uma imagem acolhedora”.

Universidade Anhem-Morumbi, após a palestra do projeto Ingressa Coren-SP

Universidade Anhembi-Morumbi

No dia 16/11, quarta-feira, o conselheiro Márcio levou a palestra do Ingressa Coren-SP à Universidade Anhembi-Morumbi, na capital. A coordenadora da graduação, professora Ingridy Tayane Gonçalves Pires Fernandes, afirmou que vê o projeto como “um grande ganho para as instituições por viabilizar o processo de inscrição dos futuros enfermeiros e principalmente pelo aluno começar a se relacionar com o órgão de classe do qual fará parte”.

Faculdades Integradas de Ourinhos

Márcio Bispo e o coordenador da graduação em enfermagem das Faculdades Integradas de Ourinhos, professor Juliano Rodrigues Coimbra

No dia seguinte, 17/11, uma quinta-feira, o conselheiro foi às Faculdades Integradas de Ourinhos, onde fez a palestra e recolheu a documentação de uma turma de futuros enfermeiros. O coordenador da graduação, professor Juliano Rodrigues Coimbra, recepcionou o conselheiro Márcio Bispo na instituição.

Centro Universitário UniMetrocamp Wyden, em Campinas

No dia 18/11, sexta-feira, Márcio Bispo encerrou esse ciclo de atividades do Ingressa Coren-SP no Centro Universitário UniMetrocamp Wyden, em Campinas. Lá ele fez uma palestra sobre a autarquia e sobre aspectos da ética e da legislação profissional a uma turma de graduandos e iniciou o processo de recolhimento de documentos para a emissão facilitada das Carteiras de Identidade Profissional dos futuros enfermeiros. Ele foi recepcionado pela professora Andreia Maria Silva Ribeiro, que afirmou: “Vejo o Ingressa Coren-SP como contribuição muito importante para os alunos e a própria instituição de ensino, pois promove acolhimento humanizado aos novos enfermeiros principalmente na pessoa do Marcio com sua postura acolhedora, bem-humorada e assertivo na sua fala. Aproxima o conselho com a instituição e os novos enfermeiros. Promove a reflexão sobre o papel do Coren-SP e seus benefícios e sua importância para nossa categoria. Diminui a burocracia e o estresse para fazer a inscrição. Os alunos aproveitaram e gostaram muito desse momento”.

Centro Universitário UniMetrocamp Wyden, em Campinas

Márcio agradeceu às universidades por abrirem suas portas ao Ingressa Coren-SP: “É sempre muito gratificante poder levar o conselho aos futuros profissionais, mostrando a eles a importância da ética no dia a dia do enfermeiro. Espero que com a Carteira de Identidade Profissional em mãos eles possam exercer a enfermagem com responsabilidade e seriedade no mercado de trabalho”, concluiu o conselheiro.