Ingressa Coren-SP faz palestra e entregas de Carteiras de Identidade Profissional em universidades

O projeto Ingressa Coren-SP leva o Conselho para dentro de instituições de ensino de graduação e cursos técnicos na área da enfermagem. Por meio de palestras, o Coren-SP explica aos estudantes a história e a importância do conselho e o papel fundamental da ética e da legislação profissional no trabalho desenvolvido dentro dos hospitais e demais unidades de saúde. Além disso, o Ingressa Coren-SP facilita a emissão da primeira Carteira de Identidade Profissional a enfermeiros e técnicos de enfermagem recém-formados, facultando a eles o rápido ingresso no mercado de trabalho.

Na última terça-feira (20), o conselheiro Márcio Bispo, coordenador do Ingressa Coren-SP, fez a entrega das primeiras Carteiras de Identidade Profissional de enfermeiros a uma turma de recém-formados da Faculdade Estácio, de Carapicuíba. Na ocasião, o conselheiro foi recebido pelo coordenador da graduação, professor Luiz Maia.

O professor Luiz Maia e o conselheiro Márcio Bispo na Estácio de Carapicuíba

O professor Luiz Maia falou sobre o significado do projeto para os seus alunos: “A integração entre o Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo e a Faculdade Estácio de Carapicuíba por meio do ingressa Coren-SP traz um enorme empoderamento pela realidade do alunos em receber sua primeira Carteira de Identidade Profissional ao término do curso de graduação. Com a carteira de registro definitivo em mãos, os recém-formados poderão exercer a profissão corretamente sem a preocupação de ter o registro provisório”, argumentou.

Novos enfermeiros da Estácio de Carapicuíba recebem suas primeiras Carteiras de Identidade Profissional das mãos do conselheiro Márcio Bispo

O professor também falou sobre a importância da Carteira de Identidade Profissional na sua opinião: “a Carteira de Identidade Profissional é a apresentação do formando, agora profissional de fato, para a sociedade e mercado de trabalho. Dessa forma, o formado está certificado que atende todos os requisitos de lei, ademais sua aprovação acadêmica o habilita a exercer a profissão com dignidade e tem a garantia de que sua atuação é regulamentada e está sujeita a fiscalização”.

No dia seguinte (21), Márcio Bispo foi às Faculdades Integradas Einstein, de Limeira, sendo recebido pela coordenadora da graduação, a professora Carla Regina Bianchi Codo. Lá, o conselheiro fez uma palestra a uma turma de graduandos em enfermagem, abordando a história e a importância do sistema Cofen/Conselhos Regionais de Enfermagem. O conselheiro aproveitou a ocasião para esclarecer dúvidas dos alunos em relação ao Coren-SP e a aspectos da ética e legislação profissional. Márcio também deu início ao processo de facilitação da emissão das Carteiras de Identidade Profissional, que serão entregues logo após a colação de grau dos futuros enfermeiros.

Nas Faculdades Integradas Einstein, de Limeira, o conselheiro fez uma palestra

A professora Carla Regina Bianchi Codo elogiou a presença do conselheiro: “Com o Ingressa Coren-SP, os alunos têm a facilidade de iniciar as suas atividades assim que terminam a faculdade, o que facilita a inserção no mercado de trabalho”.

Na última quinta-feira (22), o conselheiro Márcio Bispo fez a entrega das Carteiras de Identidade Profissional aos recém-formados da Universidade Anhembi Morumbi, na capital, sendo recebido pela coordenadora da graduação em enfermagem, a professora Janize Silva Maia.

Colação de grau Anhembi Morumbi

A professora comentou sobre a ação: “em minha opinião, o acesso facilitado à Carteira de Identidade Profissional é um exemplo de universalidade para os nossos formandos porque atende uma necessidade do aluno e favorece o seu acesso às oportunidades de emprego”.

Alunos exibem suas Carteiras de Identidade Profissional na colação de grau da Anhembi Morumbi

O conselheiro, por sua vez, agradeceu às instituições, aos alunos e aos coordenadores Luiz Maia, Carla Regina Bianchi Codo e Janize Silva Maia por abrirem as portas ao Coren-SP: “Agradeço a todos por nos receberem tão bem e permitirem nosso acesso aos alunos. Espero que a emissão facilitada das Carteiras Profissionais, assim como as palestras, possam contribuir concretamente com o futuro profissional dos jovens enfermeiros da Faculdade Estácio de Carapicuíba, das Faculdades Integradas Einstein de Limeira e da Universidade Anhembi Morumbi”, finalizou.