Formandos da capital recebem carteiras profissionais pelo programa Ingressa Coren-SP

Por meio do projeto Ingressa Coren-SP o conselho tem a oportunidade de se apresentar a estudantes da graduação de enfermagem e dos cursos técnicos da área. Além de palestras sobre o Sistema Cofen/Conselhos Regionais, sua história, função e atribuições, o Ingressa ainda pode facilitar a entrada dos recém-formados no mercado de trabalho ao entregar a Carteira de Identidade Profissional já na formatura.

Na última sexta-feira (24/6), conselheiro Márcio Bispo, coordenador do projeto, realizou o primeiro Ingressa na Universidade São Judas Tadeu, na capital, através do convite da coordenadora do curso de enfermagem, Camila Cristine Antonietti Duarte. A docente destaca sua concepção sobre a ação: “A melhor experiência possível, meus alunos amaram a ideia e a agilidade das ações praticadas durante o evento”.

Conselheiro do Coren-SP, Márcio Bispo (à esquerda) leva o Ingressa pela primeira vez à Universidade São Judas Tadeu

Na terça-feira, 28/6, Márcio participou da colação de grau dos novos enfermeiros formados pelo Centro Universitário São Camilo, da capital, sendo recebido pela gestora acadêmica dos cursos de enfermagem da instituição, professora Maria Cristina de Mello Ciaccio.

Formando em enfermagem do  Centro Universitário São Camilo
O coordenador do Ingressa Márcio Bispo (ao centro), com os docentes, a coordenadora Maria Ciaccio e o pró-reitor acadêmico Dr. Carlos Ferrara Junior, em colação no Centro Universitário São Camilo

Já nesta quinta-feira, 30/6, ocorreu o Ingressa na sede do Coren-SP, com participação dos conselheiros Márcio Bispo, Márcia Rodrigues e Jordevan Ferreira. A coordenadora da primeira turma de enfermagem da Faculdade do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, Elaine Emi Ito, relata que o Ingressa proporciona uma facilidade aos formandos: Com muita honra participamos junto ao programa Ingressa Coren-SP. Vimos uma ótima oportunidade para agilizar a entrada dos nossos alunos formandos da primeira turma (no mercado de trabalho), tendo no dia da formatura já a disponibilização da carteira do Coren. Um programa que facilitou muito aos 31 alunos formandos dessa primeira turma”.

Conselheiros do Coren-SP, Márcio Bispo (à direita) e Márcia Rodrigues (ao centro) durante Ingressa à Faculdades Oswaldo Cruz
Conselheiros do Coren-SP, Márcio Bispo e Jordevan Ferreira (à direita), e Márcia Rodrigues (ao centro) durante Ingressa da Faculdade Oswaldo Cruz

No mesmo dia, o Ingressa recebeu na sede da autarquia os formandos do curso de auxiliar de enfermagem do Colégio São Matheus, da zona leste da capital. As formandas Ana Beatriz, Cicera Silva, Geovana Feitosa e Liliane Santana relataram o sentimento após a finalização deste ciclo. “Estou me sentindo realizada, porque muitas pessoas pensam que é uma etapa pequena, mas, para mim, é uma etapa muito grande e eu estou muito feliz por ter concluído essa fase”, declara Liliane. O conselheiro e coordenador do Projeto Ingressa, Márcio Santos, dialogou com as alunas e colocou o conselho à disposição.

Os conselheiros ao lado das formandas do Colégio São Matheus
Os conselheiros do Coren-SP ao lado das formandas do Colégio São Matheus

Aproveitando esses encontros, o conselheiro apresentou as ações e o escopo do Sistema Cofen/Conselhos Regionais aos estudantes das instituições. Nas palestras, os conselheiros se colocaram à disposição dos estudantes para esclarecimento de dúvidas referentes ao Conselho e às questões éticas e legais do exercício profissional da enfermagem.

Caso queira agendar uma palestra, o coordenador do curso deverá entrar em contato pelo e-mail ingressa@coren-sp.gov.br.