Inédito: Semana da Enfermagem 2021 terá palestras no período da noite, ao vivo

A Semana da Enfermagem 2021 do Coren-SP e da ABEn-SP traz uma grande novidade em relação às edições anteriores. Desta vez, a programação será toda online devido à pandemia, e contará com eventos noturnos, contemplando os profissionais de enfermagem que trabalham nos períodos da manhã e da noite. Para democratizar o acesso às atividades dos eventos, haverá palestras em horários variados.

A programação oficial da Semana da Enfermagem já se inicia com uma atividade noturna, no dia 11/5: a abertura oficial, na qual o presidente do Coren-SP, James Francisco dos Santos, fará uma palestra com o tema “Enfermagem, uma voz para liderar: uma visão para o futuro dos cuidados de saúde”. “A Semana da Enfermagem é um momento importante de celebração da importância da nossa categoria para o acesso à saúde e, também, de sensibilização da sociedade acerca das nossas pautas relacionadas a maior valorização e melhores condições de trabalho”, afirmou o presidente do Coren-SP.

Presidente do Coren-SP, James Francisco dos Santos, inaugurou em sua gestão as atividades no período da noite, uma iniciativa inédita

A abertura oficial também contará com a tradicional Cerimônia da Lâmpada, conduzida pela Dra. Maria Belén Salazar Posso, professora titular aposentada da Universidade de Taubaté e professora emérita do Centro Universitário FMABC; com a presença da presidente da ABEn-SP, Prof. Dra. Vilanice Alves de Araújo Püschel e de representantes dos enfermeiros, técnicos, auxiliares de enfermagem e obstetrizes.  “A programação foi feita com muito cuidado para agregar a nossa categoria na discussão de temas importantes do ‘Trabalho em Enfermagem no contexto de crise’ em que somos protagonistas e ‘Enfermagem: Uma voz para liderar – Um olhar para o futuro dos cuidados de saúde’. Participem! Juntos somos mais fortes para construirmos um futuro melhor para a Enfermagem e para os cuidados em saúde”, afirma Vilanice.

A parceria entre as duas instituições é destacada pela presidente da ABEn-SP, Vilanice Alves de Araújo Püsche.

Nos demais dias, haverá eventos de manhã, a tarde e a noite, até o dia 20/5. Toda a programação científica do evento foi produzida em parceria com a ABEn-SP, com o tema deste ano definido pela associação: “O trabalho da enfermagem no contexto de crise”. As atividades serão transmitidas pelas redes sociais do Coren-SP e da ABEn-SP e abordarão a atuação da categoria no contexto da pandemia, liderança, novas tecnologias, representatividade política, entre outros temas.

Patrícia Crivelaro, enfermeira, conselheira e responsável do Coren-SP pela programação científica, conta que as atividades foram preparadas de forma coletiva e plural. “É uma honra assumir essa missão, principalmente em um momento em que a enfermagem enfrenta tantas dificuldades na assistência, e que temos essa oportunidade de construir uma programação que traga discussões e reflexões sobre o momento atual, perspectivas de futuro, considerando também a essência do cuidado científico nas diversas áreas de atuação da enfermagem. Além disso, será uma ótima oportunidade para debatermos como as novas tecnologias têm influenciado na assistência e no ensino. Estamos muitos satisfeitos com a programação, que conta com palestrantes de todo o estado. Certamente será um momento de muito aprendizado”, avalia.

A conselheira Patrícia Crivelaro é a coordenadora da Comissão Científica da Semana da Enfermagem, representando o Coren-SP

Além das atividades de aprimoramento profissional, a Semana da Enfermagem 2021 será o momento de lançamento da campanha Maio Verde Esmeralda, de valorização do trabalho da enfermagem. A campanha lembrará do papel preponderante dos enfermeiros, obstetrizes, técnicos e auxiliares de enfermagem no acesso da população à assistência em todos os momentos da história, focando em situações de desastres, pandemias e guerras e lançará o “Maio Verde Esmeralda”, mês das enfermagem, com o propósito de homenagear os profissionais, enfatizando a importância da categoria para a saúde da população, colocando em pauta todas as lutas por mais reconhecimento, valorização e principalmente melhores condições de trabalho.

Veja aqui a programação completa da Semana da Enfermagem 2021 e se inscreva!

Saiba aqui mais informações sobre Semana da Enfermagem e as campanhas Maio Verde Esmeralda e a do Cofen.