Semana da Enfermagem: Coren-SP e ABEn-SP preparam programação online e campanha de valorização

O Coren-SP e a ABEn-SP oferecerão à enfermagem paulista uma vasta programação de palestras e debates para a Semana da Enfermagem 2021. Neste ano, as atividades serão online, devido às medidas de prevenção contra a Covid-19. A programação está disponível aqui e as inscrições já estão abertas e são gratuitas. A abertura oficial contará com a tradicional Cerimônia da Lâmpada, conduzida pela Dra. Maria Belén Salazar Posso, professora titular aposentada da Universidade de Taubaté e professora emérita do Centro Universitário FMABC; com a presença da presidente da ABEn-SP, Prof. Dra. Vilanice Alves de Araújo Püschel e de representantes dos enfermeiros, técnicos, auxiliares de enfermagem e obstetrizes. O presidente do Coren-SP, James Francisco dos Santos, realizará uma palestra sobre o tema: “Enfermagem, uma voz para liderar: uma visão para o futuro dos cuidados de saúde”, definido pelo Cofen. “A Semana da Enfermagem é um momento importante de celebração da importância da nossa categoria para o acesso à saúde e, também, de sensibilização da sociedade acerca das nossas pautas relacionadas a maior valorização e melhores condições de trabalho”, disse o presidente James.

Com o objetivo de promover a união entre as entidades representativas da categoria no estado de São Paulo, o Coren-SP desenvolveu toda a programação científica em parceria com a ABEn-SP. A associação definiu como tema deste ano: “O trabalho da enfermagem no contexto de crise”. As inscrições no evento serão gratuitas e haverá emissão de certificado. As atividades serão transmitidas pelas redes sociais do Coren-SP e da ABEn-SP. As palestras abordarão a atuação da categoria no contexto da pandemia, liderança, novas tecnologias, representatividade política, entre outros temas. “Iniciamos as nossas gestões na ABEn-SP (2020-2022) e COREn-SP (2021-2023) buscando aproximar tão importantes entidades de representação da enfermagem paulista para desenvolvimento de trabalhos em parceria. Como primeira iniciativa, estamos organizando a programação da Semana Brasileira de Enfermagem 2021. A Programação foi feita com muito cuidado para agregar a nossa categoria na discussão de temas importantes do “Trabalho em Enfermagem no contexto de crise” em que somos protagonistas e “Uma voz para liderar”. Participem! Juntos somos mais fortes para construirmos um futuro melhor para a Enfermagem e para os cuidados em saúde”, afirma a presidente da ABEn-SP, Vilanice Alves de Araújo Püsche.

Patrícia Crivelaro, enfermeira, conselheira e responsável do Coren-SP pela programação científica, conta que as atividades foram preparadas de forma coletiva e plural. “É uma honra assumir essa missão, principalmente em um momento em que a enfermagem enfrenta tantas dificuldades na assistência, e que temos essa oportunidade de construir uma programação que traga discussões e reflexões sobre o momento atual, perspectivas de futuro, considerando também a essência do cuidado científico nas diversas áreas de atuação da enfermagem. Além disso, será uma ótima oportunidade para debatermos como as novas tecnologias têm influenciado na assistência e no ensino. Estamos muitos satisfeitos com a programação, que conta com palestrantes de todo o estado. Certamente será um momento de muito aprendizado”, avalia.

Maio Verde Esmeralda

A campanha publicitária da Semana da Enfermagem 2021 traz a importância da enfermagem no acesso da população à assistência em todos os momentos da história, focando em situações de desastres, pandemias e guerras. Sob o lema, “Quando a enfermagem avança, toda a saúde avança”, o Coren-SP mostra essa atuação dos profissionais em diversos momentos críticos da história da humanidade e expõe que quando a enfermagem conquista melhores condições de trabalho e valorização, isso reflete em toda a sociedade, pois haverá uma assistência à saúde mais segura e de qualidade.

A frase foi inspirada na ativista negra Angela Davis: “Quando uma mulher negra avança, toda a sociedade avança com ela”. Isso porque as mulheres negras sempre estiveram na base da pirâmide social, com pouco acesso a direitos e mobilidade. Dessa forma, quando a base da pirâmide se movimenta, avança, é inevitável que as demais se movimentem também.

Essa é uma realidade que representa a enfermagem, uma categoria que, embora esteja 24 horas por dia ao lado do paciente e seja o maior contingente de profissionais da saúde brasileira, ainda não possui piso salarial e jornada regulamentada (a OMS preconiza jornada semanal de 30 horas para esses profissionais). Há trabalhadores da linha de frente que recebem menos de um salário mínimo para arriscar suas vidas e salvar o próximo. Além disso, a classe tem dificuldade de receber o devido reconhecimento. Embora a pandemia tenha mudado um pouco esse cenário, com os aplausos das pessoas nas janelas para agradecer a atuação da enfermagem, é preciso mais.

A campanha também lança uma ação inédita: a criação do “Maio Verde Esmeralda”, o mês da enfermagem. A proposta é tornar maio um mês de homenagem aos profissionais, enfatizando a importância da categoria para a saúde da população, colocando em pauta todas as lutas por mais reconhecimento, valorização e principalmente melhores condições de trabalho. O objetivo é trazer uma cor para esse mês, semelhante ao que já existe para as lutas do câncer de mama, próstata entre outras, mas no caso da enfermagem, será apresentada a pauta de lutas, valorização e reconhecimento da categoria. A escolha faz referência à cor verde, seus símbolos e a pedra representativa no anel de formatura, esmeralda.

Campanha Nacional do Cofen

O Cofen também lançou uma campanha publicitária para a Semana da Enfermagem com foco na valorização dos profissionais. A iniciativa tem como pano de fundo a atuação da categoria na pandemia e a necessidade de mais valorização e reconhecimento, fazendo um apelo pela aprovação do PL 2564/2020, que estabelece um piso salarial nacional para a categoria.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é WhatsApp-Image-2021-04-27-at-12.17.08-1024x389.jpeg

De acordo com a presidente do Cofen, Betânia Santos, os profissionais de enfermagem se encontram atualmente em seu limite máximo de exaustão, reflexo de um Sistema de Saúde precário que tenta lidar com a maior pandemia do século. “A pandemia trouxe visibilidade à dura rotina enfrentada por quem se dedica ao cuidado”, afirma Betânia.

A Presidente chama atenção também para uma pesquisa feita pela Fiocruz em 2015, que detectou situação nas quais profissionais de enfermagem, atuando em plantões avulsos, chegam a receber menos que um salário mínimo.

Ainda assim, Betânia afirma que os profissionais de enfermagem estão otimistas com relação a aprovação do PL, especialmente porque em tempos de pandemia, a opinião pública e a sociedade em geral têm demonstrado carinho e gratidão à categoria. “A população brasileira apoia os profissionais, reconhece o trabalho e o sacrifício para conter o colapso sanitário, estamos certos de que estarão do nosso lado nessa batalha”, afirma.