História e panorama da profissão são tema da abertura da Semana da Enfermagem 2013

Na noite desta segunda-feira (13/5), o Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo promoveu a cerimônia de abertura da Semana da Enfermagem 2013, nas instalações do COREN-SP Educação.

O presidente do Conselho, Prof. Mauro Antônio Pires Dias da Silva, palestrou sobre a história da Enfermagem e a sua conformação moderna pelo modelo de Florence Nightingale. O presidente do COREN-SP também tratou da criação da  Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn), que foi a instituição que deu origem ao sistema COFEN-COREN e onde nasceram também diversos movimentos sindicais.

O presidente do COREN-SP falou sobre a história e o panorama atual da profissão na abertura da Semana da Enfermagem 2013

Durante sua apresentação o presidente enfatizou as atribuições de cada entidade: A ABen ligada à pesquisa e ao conhecimento técnico-científico, o Conselho como autarquia federal responsável pela fiscalização do exercício profissional e os sindicatos como entidades que defendem o trabalhador em temas ligados a convenções coletivas, reajustes e pisos salariais e jornada de trabalho. “A Enfermagem precisa se unir e priorizar o coletivo para fortalecer suas instituições”, defendeu Dias da Silva.

Além de profissionais e autoridades, também participaram da abertura as enfermeiras Rosa Godoy, da Associação Brasileira de Enfermagem – ABEn Nacional, Maria Cecília Damaceno, da Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo, Simone Cazarine Arantes, representando a Autarquia Hospitalar Municipal, Solange Caetano, presidente da Federação Nacional dos Enfermeiros, e Luciana Della Barba, gerente do COREN-SP Educação.

A plateia contou com profissionais de Enfermagem e representantes de entidades sindicais, instituições de ensino e instituições de saúde.

Sobre a Semana da Enfermagem

Instituída no Brasil em 1960, a Semana da Enfermagem celebra, entre os dias 12 e 20 de maio, o trabalho de enfermeiros, técnicos e auxiliares de Enfermagem. As datas foram escolhidas por se tratarem do aniversário de nascimento de Florence Nightingale (12 de maio de 1820) e do falecimento de Ana Neri (20 de maio de 1880).

Este ano o COREN-SP convida os profissionais de Enfermagem de todo o Estado de São Paulo para debater o tema “A Consciência da Enfermagem no Cuidar: aspectos culturais na formação, na prática clínica e na gestão de serviços e ensino”.

Veja aqui a programação completa da Semana da Enfermagem

Como posso ajudar?