Guarulhos celebra a 4ª edição do encontro de enfermagem com mais de 300 profissionais

A quarta edição do Encontro dos Enfermeiros, Auxiliares e Técnicos de Enfermagem de Guarulhos ocorreu nos dias 18 e 24/5 no Centro Municipal de Educação Adamastor, e contou com a participação de mais de 300 profissionais de saúde.

O evento, que encerrou as comemorações em alusão ao mês da enfermagem, teve apresentações culturais, massagem, sorteio de brindes, orientações sobre saúde do trabalhador, discussões sobre empreendedorismo na enfermagem e palestras motivacionais e reflexivas.

O gestor de área do Coren-SP de Guarulhos, Osvaldo D’Andrea, participou da mesa de abertura da celebração. “Pontuei sobre a participação da fiscalização do Coren-SP ao lado da equipe de enfermagem desde o início da pandemia, bem como sobre a campanha publicitária do Conselho, neste ano, e sobre a necessidade de nos atentarmos à aprovação da PEC 11/2022, a qual assegura os trâmites corretos da PL 2.564/2020, que prevê o piso salarial da enfermagem”, detalhou.

Osvaldo D’Andrea (à esquerda na mesa) representou o Coren-SP na solenidade e destacou lutas da enfermagem

“Essa é uma categoria de extrema importância para o funcionamento de todos os serviços de saúde, e nós só temos a agradecer a esses heróis de branco pelos esforços empenhados em prol do cuidado e da manutenção da vida”, destacou o vice-prefeito, Professor Jesus, durante o evento. De acordo com a chefe da Divisão de Planejamento de Enfermagem da Secretaria da Saúde, Merilin Vieira de Oliveira Alencar, houve um aumento no índice de adoecimento dessa classe. “Isso também se dá em razão da sobrecarga de trabalho muito intensa nos últimos anos, principalmente devido à pandemia, e é muito importante que saibamos reconhecer a dedicação dos profissionais de saúde”, salientou.

Na oportunidade foram homenageados os servidores mais antigos da rede de atendimento municipal como forma de agradecimento por toda a contribuição para a saúde da cidade. “Muitos dos nossos colaboradores estão se aposentando, depois de tanto servir ao município, e somos imensamente gratos por tudo, pelas vidas que eles ajudaram a salvar”, completou Merilin.

Além disso, o setor de Enfermagem e a Rede de Doenças Crônicas apresentaram o Protocolo Municipal de Feridas e Curativos, que traça diretrizes e respaldos para o tratamento de ferimentos a fim de garantir um acolhimento mais humanizado.

(Adaptado de Prefeitura Municipal de Guarulhos. Fotos: Fabio Nunes Teixeira e Divulgação/PMG)