Grupo de Trabalho do Coren-SP lança manual de simulação clínica

O Coren-SP lançou mais uma publicação voltada ao norteamento da prática assistencial da enfermagem. Trata-se do “Manual de simulação clínica para profissionais de enfermagem”, estruturado pelo Grupo de Trabalho (GT) de Simulação Realística, com organização dos enfermeiros Renato Fábio Espadaro, Lilia de Souza Nogueira e Tânia Arena Moreira Domingues.

“A simulação clínica ou realística é a metodologia de ensino ativa mais efetiva no ponto de vista educacional nas abordagens práticas. Ela aumenta a possibilidade de retenção de conhecimento em cerca de 70% a 80% comparado a outros métodos de ensino, garantindo eficácia e eficiência na formação com qualidade e na qualificação de profissionais na educação permanente”, explica Renato, coordenador do grupo de trabalho e diretor de práticas laboratoriais acadêmicas da Uninove.

“É uma honra para a gestão 2018-2020 entregar a enfermagem paulista este manual e esperamos que ele contribua para que os profissionais se apropriem de novos instrumentos de aprimoramento, incentivando o cuidado de excelência”, celebra a presidente do Coren-SP, Renata Pietro.

O livro é formado por oito capítulos assinados por profissionais especialistas e docentes universitários, com anos de experiência em áreas como educação permanente, terapia intensiva, atendimento pré-hospitalar e gestão em serviços de saúde. O manual é um conteúdo detalhado sobre todas as etapas do ensino e treinamento voltado àqueles que lidam diretamente com as práticas assistenciais.

O coordenador do GT acredita que a publicação favorecerá toda a enfermagem. “O lançamento da publicação do manual prático de simulação pelo Coren-SP é fundamental para garantir aos serviços de saúde, como ambientes educacionais, a utilização desta metodologia de forma adequada, garantindo sua eficácia”, avalia Renato.

 

O livro “Manual de Simulação Clínica para Profissionais de Enfermagem” está disponível para download aqui