Grupo de Trabalho de Simulação Realística do Coren-SP publicará manual gratuito sobre o tema

Os Grupos de Trabalho do Coren-SP seguem com seus trabalhos nesta pandemia, para oferecer suporte à uma prática profissional segura, por meio de pareceres e desenvolvimento de conteúdos. O Grupo de Trabalho de Simulação Realística está elaborando um manual intitulado “Simulação clínica para profissionais de enfermagem”, que será publicado no site do Coren-SP neste segundo semestre e disponibilizado gratuitamente aos profissionais.

De acordo com o coordenador do GT, Renato Fábio Espadaro, que é professor da Uninove e coordenador dos laboratórios de simulação da instituição, a disseminação dessa metodologia de ensino é fundamental para a formação de profissionais qualificados e, consequentemente, para uma assistência segura. “A simulação realística é uma técnica segura de ensino que aumenta cerca de 70% a 80% a relação de conhecimento na formação do aluno, pois estimula o raciocínio clínico e crítico e, também, a prática baseada em evidências”, explica o enfermeiro.

Em reunião com o presidente em exercício do Coren-SP, Cláudio Silveira, ele apresentou a evolução da elaboração do material. “A gestão 2018-2020 está trabalhando para incentivar o aprimoramento constante da enfermagem, por meio de ferramentas gratuitas, a exemplo do Coren-SP Educação, que agora oferece cursos online com certificação, e dos Grupos de Trabalho, que instrumentalizam os profissionais para um prática mais segura”, disse Silveira.
Os temas abordados no manual serão:

• Simulação clínica: dos conceitos às boas práticas
• Estratégias de simulação
• Construção do cenário simulado
• O papel do facilitador
• Debriefing: objetivos, tipos e estratégias de condução
• Avaliação do desempenho dos participantes
• Simulação in situ e educação interprofissional
• Gestão de um laboratório de simulação

Além do coordenador Renato, integram o grupo: Andrea Rodrigues Baldin de Moraes; Paula Dias de Toledo Rodovalho; Lilia de Souza Nogueira; Tania Arena Moreira Domingues; Letícia Aparecida Conceição; Juliana Dogue Dicezare.