Grupo de Trabalho da Atenção Básica do Coren-SP retoma o projeto de elaboração de protocolo de enfermagem na APS

Devido ao sucesso do Módulo 1 do Protocolo da Atenção Primária a Saúde (APS) – Saúde da Mulher, na última quarta-feira (5/3), o Grupo de Trabalho da Atenção Básica (GT-AB) do Coren-SP, realizou uma reunião na sede da autarquia, para dar continuidade aos trabalhos em 2020. Desta vez, com a temática da Saúde da Criança e Adolescentes na APS.

GT de Atenção Básica do Coren-SP

A coordenadora do GT-AB, Rosana Garcia, enfatiza que o primeiro Módulo foi um verdadeiro desafio, pois uniu diferentes sujeitos de várias cidades e instituições, mas que teve resultado gratificante. Ela espera que o sucesso se repita. “É importante que os autores sejam os representantes dos municípios e continuem sendo apoiados pelas universidades, para essa nova construção. Com o apoio do Coren-SP, tenho certeza que esse trabalho será fundamental, além de ser um projeto inovador para todo o estado”, ressalta Rosana.

Profissionais durante a reunião para discussão do Módulo 2

A reunião para discussão do Módulo 2 contou com representantes das quatro cidades do litoral norte do estado de São Paulo: São Sebastião, Ilhabela, Caraguatatuba e Ubatuba. Além de docentes universitários da Escola Paulista de Enfermagem (EPE), Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (EEUSP), Centro Universitário Saúde ABC (FMABC), Universidade Paulista (Unip) e a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES), que atuarão como revisores do protocolo. Também participaram representantes da fiscalização do Coren-SP e da Secretaria de Administração Penitenciária (SAP-SP).

“Com o apoio do Coren-SP, tenho certeza que esse trabalho será fundamental, além de ser um projeto inovador para todo o estado”, ressalta Rosana

Durante o encontro foi apresentada a metodologia utilizada no Módulo 1, os avanços encontrados e as dificuldades. “A partir desta experiência, o nosso grupo construiu a pactuação com os mesmos critérios para os autores e revisores, apresentando um cronograma prévio de encontros mensais no Coren-SP”, explica Rosana.

A próxima reunião está agendada para o dia 08 de abri e irá constituir a oficina de preparação dos autores e revisores para dar início aos trabalhos escritos.

 

 

Como posso ajudar?