Grande simulação de resgate de acidente marca terceiro dia do Congresso Paulista do COREN-SP

Um grande simulado com cerca de 120 participantes, entre equipes do SAMU, do Corpo de Bombeiros, do Grupo de Resgate e Atendimento às Urgências, entre outros, reuniu uma entusiasmada plateia de profissionais da enfermagem durante o terceiro dia do 1º Congresso Paulista do Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo.

A simulação completa de atendimento foi realizada no estacionamento do Palácio de Convenções do Anhembi, e teve início às 15h20. Um carro real foi utilizado e teve a carroceria cortada por integrantes do corpo de bombeiros que chegaram, assim como as equipes de resgate, vindos de uma zona mais afastada do estacionamento do Anhembi. Os “acidentados” foram representados por figurantes devidamente caracterizados, com maquiagem ilustrando diversos tipos de traumas, como traumatismo craniano e fraturas nos membros. Depois de receberem os primeiros-socorros e o devido atendimento no local, os acidentados foram conduzidos pelas ambulâncias cedidas pelo SAMU de diversos municípios do interior do estado e também da capital.

Segundo Antônio Cláudio de Oliveira, representante do COBEEM – Colégio Brasileiro de Enfermagem em Emergência, entidade que idealizou o simulado ao lado do COREN-SP: “é importante treinar e interagir com a equipe completa, integrando em um mesmo treinamento todos os grupos de profissionais que fazem parte de uma equipe de atendimento”.

“Durante o simulado é a hora de errar, porque no atendimento real não pode haver erros”, completa Cristiane Domingues, que representou o Comitê de Trauma Brasileiro do Colégio Americano de Cirurgiões. 

Como posso ajudar?