Graduandos em enfermagem da FMABC assistem a julgamento ético simulado no Coren-SP

A sala da plenária na sede do Coren-SP abrigou na manhã desta segunda-feira uma atividade diferente.

Uma turma de alunos do 6º semestre de enfermagem da Faculdade de Medicina do ABC (FMABC) teve a oportunidade de assistir a um julgamento ético simulado, aprendendo assim de forma prática todo o trâmite de um Processo Ético no Coren-SP, da denúncia ao julgamento.

Valdenir Mariano, Marcus Vinicius Oliveira e Ana Paula Guarnieri

A atividade foi conduzida pelos conselheiros Marcos Vinicius Oliveira e Valdenir Mariano, contando com a participação também da vice-presidente da autarquia, Ana Paula Guarnieri.

Durante o júri simulado, foram discutidos dois casos fictícios. Os conselheiros Marcus Vinicius e Valdenir Mariano explicaram todo o trâmite da admissibilidade do processo, do trabalho das sindicâncias desenvolvido pela Comissão de Instrução e o julgamento em si, realizado nas Reuniões Plenárias do conselho.

A atividade também foi assistida por estagiárias e funcionárias do setor de Processos Éticos da autarquia.

“Trata-se de uma atividade de grande importância para os estudantes conhecerem o trabalho desenvolvido pelo Coren-SP e terem uma visão desmistificada do conselho, cujo papel é estar ao lado tanto do profissional quanto do paciente e das instituições de saúde, promovendo uma assistência de enfermagem ética e livre de danos para o bem todas as partes envolvidas nessa assistência”, colocou a vice-presidente do Coren-SP após a atividade.

Como posso ajudar?