Gilberto Linhares tem registro de enfermeiro cassado pelo Cofen

O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) cassou nesta sexta-feira (13/4) o registro profissional do enfermeiro Gilberto Linhares, ex-presidente do Cofen, por má prática de gestão do dinheiro público. O desvio de dinheiro feito pela quadrilha nos Conselhos de Enfermagem é estimado em R$ 50 milhões.

A cassação é a pena mais severa que pode ser aplicada pelos Conselhos de Enfermagem, que não têm poderes penais. Gilberto Linhares também responde na Justiça comum pelos crimes de peculato, formação de quadrilha, homicídio, fraude em licitações, lavagem de dinheiro, interceptação não autorizada de comunicação telefônica e falsidade ideológica.

Preso em 2005 por determinação judicial, quando uma operação da Polícia Federal prendeu 17 pessoas em seis estados, Linhares responde aos processos penais em liberdade, por conta de habeas corpus concedido pelo STF em 2011.

A decisão do Cofen impede que Linhares volte a exercer a profissão de Enfermeiro, o que também impede que ele componha qualquer chapa que concorra a eleições nos Conselhos de Enfermagem do país.

Como posso ajudar?