Gestão 2021-2023 do Coren-SP é diplomada pelo Cofen

A gestão 2021-2023 do Coren-SP já vem lutando desde janeiro pela segurança na assistência e pela qualidade de vida da enfermagem paulista. Sua diplomação, que ocorreria no começo do ano, foi realizada nesta quinta-feira (18/11) devido às condições impostas pela pandemia da Covid-19. A solenidade aconteceu no auditório do Centro de Integralidade do Instituto de Assistência Médio ao Servidor Público Estadual de São Paulo (Iamspe).

Mesa de abertura da cerimônia de diplomação da gestão 2021-2023

Na mesa de abertura, o presidente do Coren-SP, James Francisco dos Santos, reforçou o protagonismo da enfermagem durante o combate à pandemia e a atuação do conselho perante a sociedade: “A pandemia mostrou à sociedade o que já era óbvio: a enfermagem é uma força motriz da saúde, seja ela pública ou privada. Trabalharemos para evidenciar as competências técnicas da categoria e para que elas sejam devidamente valorizadas, do ponto de vista da remuneração, autonomia e, também, abordagem pela mídia e opinião pública”, destacou em seu discurso.

Presidente James Francisco defendeu protagonismo e autonomia da enfermagem

“Neste primeiro ano, fortalecemos e ampliamos os instrumentos de aprimoramento”, destacou a vice-presidente do Coren-SP, Erica Chagas, falando sobre importância da educação e do favorecimento da saúde mental nas ações do conselho e iniciativas como o Coren-SP Sem Fronteiras, Coren-SP Educação, Cuidando de Quem Cuida e a parceria com o aplicativo Vibe Saúde.

Vice-presidente Erica Chagas reforçou o caráter educativo das ações do Coren-SP

Betânia Santos, presidente do Cofen, ressaltou a atuação do sistema Cofen/Conselhos Regionais em prol da enfermagem. “Vamos trabalhar para continuar contribuindo para o sistema, otimizando resultados e lutando pela aprovação do piso salarial”.

Betânia Santos destacou a união dos conselhos de enfermagem em prol da categoria

A ex-presidente do Coren-SP Renata Pietro, que dirigiu a gestão 2018-2020 do Coren-SP, não pôde comparecer à cerimônia por questões pessoais, porém enviou votos de reconhecimento ao trabalho dos integrantes da atual gestão.

Também compuseram a mesa de abertura Gergézio Souza (primeiro-tesoureiro do Coren-SP), Manoel Néri (presidente do Coren-RO, representando os demais presidentes dos Corens) e Maria do Perpétuo Socorro Nóbrega (representando a ABEn), bem como as deputadas Janaína Paschoal e Renata Abreu e representantes das deputadas Analice Fernandes e Maria Rosas, que destacaram a importância da enfermagem para a saúde brasileira e se colocaram à disposição para dialogar sobre pautas que favoreçam a categoria.

Na sequência, todos os conselheiros do Coren-SP receberam seus diplomas por James Francisco e Manoel Néri, então presidente do Cofen quando as eleições 2020 dos Corens foram realizadas.

Conselheiros da gestão 2021-2023 receberam seus diplomas na noite da última quinta-feira

A noite também contou com homenagens a profissionais que, representando o trabalho de toda a categoria, atuaram na linha de frente contra a pandemia da Covid-19.

Também foram agraciados os profissionais cujos trabalhos foram os vencedores do edital de seleção de trabalhos exitosos voltados à saúde mental da enfermagem, que o Coren-SP promoveu durante o mês do Setembro Amarelo deste ano.

Profissionais de enfermagem foram homenageados por iniciativas frente à pandemia e em prol da saúde mental da enfermagem

A solenidade também marcou o lançamento da plataforma Cofen Play no estado de São Paulo, trazendo conteúdos educacionais, informação, entretenimento e serviços, reunindo, no mesmo ambiente, projetos e iniciativas do Cofen e Conselhos Regionais.

Encerrando a noite, houve a divulgação do vídeo oficial da campanha “Enfermagem Salva Vidas”, realizada pelo Coren-SP, em reconhecimento ao trabalho da categoria no enfrentamento à Covid-19, e que será veiculada a partir de dezembro.

A cerimônia foi transmitida ao vivo pelo YouTube do Coren-SP.

Trechos da mesa de abertura

“Este momento é o em que vocês foram os grandes heróis do país, salvando vidas e mostrando a capacidade de união e determinação, de enfrentamento e coragem”
Deputada federal Renata Abreu

“Sempre que uma nova gestão toma posse, esperanças são renovadas. É uma função de muito trabalho e muita responsabilidade. Meu desejo de saúde para este plenário, para trabalhar pela saúde dessa categoria”