Gestão 2021-2023 do Coren-SP é diplomada pelo Cofen
A gestão 2021-2023 do Coren-SP já vem lutando desde janeiro pela segurança na assistência e pela qualidade de vida da enfermagem paulista. Sua diplomação, que ocorreria no começo do ano, foi realizada nesta quinta-feira (18/11) devido às condições impostas pela pandemia da Covid-19. A solenidade aconteceu no auditório do Centro de Integralidade do Instituto de Assistência Médio ao Servidor Público Estadual de São Paulo (Iamspe).
Na mesa de abertura, o presidente do Coren-SP, James Francisco dos Santos, reforçou o protagonismo da enfermagem durante o combate à pandemia e a atuação do conselho perante a sociedade: “A pandemia mostrou à sociedade o que já era óbvio: a enfermagem é uma força motriz da saúde, seja ela pública ou privada. Trabalharemos para evidenciar as competências técnicas da categoria e para que elas sejam devidamente valorizadas, do ponto de vista da remuneração, autonomia e, também, abordagem pela mídia e opinião pública”, destacou em seu discurso.
“Neste primeiro ano, fortalecemos e ampliamos os instrumentos de aprimoramento”, destacou a vice-presidente do Coren-SP, Erica Chagas, falando sobre importância da educação e do favorecimento da saúde mental nas ações do conselho e iniciativas como o Coren-SP Sem Fronteiras, Coren-SP Educação, Cuidando de Quem Cuida e a parceria com o aplicativo Vibe Saúde.
Betânia Santos, presidente do Cofen, ressaltou a atuação do sistema Cofen/Conselhos Regionais em prol da enfermagem. “Vamos trabalhar para continuar contribuindo para o sistema, otimizando resultados e lutando pela aprovação do piso salarial”.
A ex-presidente do Coren-SP Renata Pietro, que dirigiu a gestão 2018-2020 do Coren-SP, não pôde comparecer à cerimônia por questões pessoais, porém enviou votos de reconhecimento ao trabalho dos integrantes da atual gestão.
Também compuseram a mesa de abertura Gergézio Souza (primeiro-tesoureiro do Coren-SP), Manoel Néri (presidente do Coren-RO, representando os demais presidentes dos Corens) e Maria do Perpétuo Socorro Nóbrega (representando a ABEn), bem como as deputadas Janaína Paschoal e Renata Abreu e representantes das deputadas Analice Fernandes e Maria Rosas, que destacaram a importância da enfermagem para a saúde brasileira e se colocaram à disposição para dialogar sobre pautas que favoreçam a categoria.
Na sequência, todos os conselheiros do Coren-SP receberam seus diplomas por James Francisco e Manoel Néri, então presidente do Cofen quando as eleições 2020 dos Corens foram realizadas.
A noite também contou com homenagens a profissionais que, representando o trabalho de toda a categoria, atuaram na linha de frente contra a pandemia da Covid-19.
Também foram agraciados os profissionais cujos trabalhos foram os vencedores do edital de seleção de trabalhos exitosos voltados à saúde mental da enfermagem, que o Coren-SP promoveu durante o mês do Setembro Amarelo deste ano.
A solenidade também marcou o lançamento da plataforma Cofen Play no estado de São Paulo, trazendo conteúdos educacionais, informação, entretenimento e serviços, reunindo, no mesmo ambiente, projetos e iniciativas do Cofen e Conselhos Regionais.
Encerrando a noite, houve a divulgação do vídeo oficial da campanha “Enfermagem Salva Vidas”, realizada pelo Coren-SP, em reconhecimento ao trabalho da categoria no enfrentamento à Covid-19, e que será veiculada a partir de dezembro.
A cerimônia foi transmitida ao vivo pelo YouTube do Coren-SP.
Trechos da mesa de abertura
“Este momento é o em que vocês foram os grandes heróis do país, salvando vidas e mostrando a capacidade de união e determinação, de enfrentamento e coragem”
Deputada federal Renata Abreu
“Sempre que uma nova gestão toma posse, esperanças são renovadas. É uma função de muito trabalho e muita responsabilidade. Meu desejo de saúde para este plenário, para trabalhar pela saúde dessa categoria”
Deputada estadual Janaína Paschoal
“Precisamos da união e do engajamento da profissão. Reconheço a competência do Coren-SP para a valorização da enfermagem. Nosso gabinete está aberto para as lutas da categoria”
Deputada estadual e enfermeira Analice Fernandes
“[Os profissionais da gestão 2021-2023] disseram não à omissão política, por acreditarem que participar da vida pública, embora seja uma árdua e desafiadora missão, significa lutar pelos ideais e pela transformação da realidade e da vida de mais de 600 mil profissionais do nosso estado”
Renata Pietro, ex-presidente do Coren-SP
“É essencial haver a participação da enfermagem em todas as esferas políticas, bem como a presença de políticas de inclusão dos profissionais egressos no mercado de trabalho”
Manoel Néri, presidente do Coren-RO