Funcionários da Casa de Saúde de Campinas entram em greve

Funcionários do hospital Casa de Saúde de Campinas (SP) entraram em greve na manhã desta quarta-feira (13). O motivo da paralisação é o atraso nos salários de enfermeiros, encarregados de setor e supervisores, que deveriam ter sido pagos no dia 6 de junho. Os atendimentos de urgência e emergência estão mantidos. “Apenas o grupo que não recebeu vai ficar sem trabalhar”, afirma Edson Eugênio, diretor do Sindicato da Saúde dos Trabalhadores de Campinas e Região.

A Casa de Saúde atende cerca de 600 pessoas por dia. As consultas e os procedimentos cirurgicos são feitos através da Cooperativa Médica de Campinas, Simédica, além de outros convênios médicos, particular e pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Os auxiliares de enfermagem também aderiram à greve porque defendem que precisam trabalhar com a supervisão do enfermeiro. A categoria alega que o hospital não paga o fundo de garantia dos empregados há um ano e seis meses e que ocorreram atrasos no pagamento das férias. A enfermeira Claudio Regina Scanavacca diz que a Casa de Saúde sofre ainda com falta de medicamentos e materiais, além da sobrecarga de trabalho.
O hospital divulgou que 61 pessoas estão em greve, mas o sindicato afirma que esse número é maior, de 100 empregados. Os funcionários em greve prometem retornar ao trabalho quando receberem os salários.

A professora aposentada Maria Auxiliadora Silvano Serra buscou atendimento no hospital porque estava urinando sangue, mas na recepção a informação que recebeu era de que o caso não era de urgência. “Eu me sinto traída. Este hospital é a continuação do meu lar. Nós merecemos uma explicação do presidente, eles nos deve uma satisfação”, diz a paciente. A filha da professora acompanhava a mãe e ameaçou registrar um boletim de ocorrência. Somente depois disso, a paciente foi atendida.

Outro lado

O presidente do hospital Gilberto Amorim Battagini disse que os salários serão pagos até o dia 25 de junho. “Tivemos um déficit na folha de pagamento de R$140 mil porque estamos construindo um novo prédio e o convênio médico será reajustado no próximo mês”, disse. Ele afirma ter conversado com os funcionários sobre a greve e que as atividades serão retomadas normalmente apenas com o pagamento dos salários. A Casa de Saúde atende cerca de 600 pessoas por dia.

Notícia originalmente publicada em http://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/noticia/2012/06/funcionarios-da-casa-de-saude-de-campinas-entram-em-greve.html

Como posso ajudar?