Fórum do Coren-SP apresenta experiências da enfermagem com as Práticas Integrativas e Complementares

Acupuntura, aromaterapia, musicoterapia, yoga, meditação, reiki e outras práticas foram o principal foco das palestras e atividades desenvolvidas no “1º Fórum de Práticas Integrativas e Complementares de Saúde (PICS)” do Coren-SP, organizado pelo Grupo de Trabalho (GT) da autarquia. O evento foi realizado na sede do conselho, nos dias 12 e 13/9. 

O público participou de danças circulares

A conselheira Érica Chagas, representando a presidente do Coren-SP, Renata Pietro; a enfermeira Ana Cecília Coelho Melo, presidente da Associação Brasileira de Enfermeiros Acupunturistas e Enfermeiros de Práticas Integrativas (Abenah); a coordenadora do GT de PICS do Coren-SP, Ana Cristina de Sá, e a enfermeira Silvana Capelleti Nagai, membro do GT, compuseram a mesa de abertura, dando as boas vindas ao público.

A conselheira Érica Chagas representou a presidente Renata Pietro

A primeira palestra foi da enfermeira Silvana, que além de integrar o GT de PICS do Coren-SP, trabalha na área de práticas integrativas do Ministério da Saúde.

Silvana concedeu bastante destaque ao aspecto científico das práticas

Silvana expôs detalhes da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde, do Ministério. A profissional concedeu bastante destaque ao aspecto científico das práticas: “muito se fala que essa área não possui fundamentação científica e isso é uma falácia e uma mentira. Na Europa, por exemplo, existem diversos institutos de pesquisa voltados às Práticas Integrativas. O mesmo ocorre nos Estados Unidos e está começando também aqui no Brasil”, destacou.
A mesa-redonda ¨Autonomia e Empreendedorismo nas PICS: Visão Global do Impacto Econômico da Aplicação das PICS na Assistência de Enfermagem¨ deu prosseguimento ao evento, com quatro palestras.

Integrantes da mesa-redonda

A enfermeira Valéria Romero falou sobre a atuação técnica com PICS na saúde coletiva, detalhando a experiência do município de Campinas, onde atua, e frisando que as práticas integrativas podem contribuir, inclusive, para a diminuição no uso de medicamentos comuns. “Quando introduzimos o Lian Gong e a Acupuntura, tivemos uma queda absurda no uso de anti-inflamatórios na rede municipal. Só de diclofenaco, o uso foi de 700 mil comprimidos por mês para um pouco mais de 100 mil”, detalhou.

Valéria falou sobre a atuação técnica com PICS na saúde coletiva

Já o enfermeiro Ivan Lima Santana, coordenador da Estratégia Saúde da Família do município de São Paulo, fez uma relato de experiência exitosa das PICS na saúde coletiva. Ele destacou a eficiência das práticas no uso cotidiano. “Uma coisa é lermos e estudarmos sobre as Práticas Integrativas, o que é muito bom. Outra coisa é vivenciar no dia a dia a aplicação delas”, apontou.

Ivan também ressaltou a atuação das PICS na saúde coletiva

A enfermeira Cláudia Ferreira falou sobre empreendedorismo. Ela é proprietária de uma clínica de Práticas Integrativas em Belém (PA) e falou um pouco de sua trajetória. Aos profissionais de enfermagem presentes ela fez um alerta, baseado em sua própria experiência profissional: “é preciso que saibamos que a enfermagem pode sim ir por esse caminho do empreendedorismo. Estamos habituados a, desde a formação, trilharmos um caminho preestabelecido, mas isso pode ser modificado por cada um”, ensinou.

Claudia palestrou sobre o empreendedorismo

Após a mesa-redonda, houve a prática de dança circular no terraço do prédio do Coren-SP, conduzida por Cláudia Ferreira.

A segunda parte do evento foi marcada pelo workshop “Fundamentos da física quântica e estudos sobre a glândula pineal nas práticas vibracionais”, ministrado pela enfermeira Camila de Souza Carneiro. Camila abordou os aspectos referentes à integralidade humana, a atuação do enfermeiro na terapia holística, como, por exemplo, a técnica de Reiki.

“Tudo na vida é composto por energia. A matéria tem energia, ou seja, nós somos seres energéticos. É por isso que a física quântica é importante nas Práticas Integrativas, pois elas nos auxiliam a manter o equilíbrio físico, mental, psíquico e espiritual”, avalia Camila.

O workshop foi ministrado pela enfermeira Camila Carneiro

No dia 13/9, segundo de atividades, as discussões e reflexões sobre PICS continuaram com a realização de um fórum, com a participação de Ana Cristina de Sá, Ana Cecília Coelho Melo e Silvana Nagai. Em uma reflexão coletiva aberta ao público, foram discutidas questões relacionadas à atuação da enfermagem nas PICS, legislação da área, Resoluções do Cofen e a possibilidade de a Polícia Nacional de Práticas Complementares em Saúde em breve se tornar uma lei.

O fórum abriu o segundo dia de atividades

Após o fórum, houve a cerimônia de posse da enfermeira Carmencita Ignatti como coordenadora da região Sudeste da Abenah (Associação Brasileira dos Enfermeiros Acupunturistas e Enfermeiros de Práticas Integrativas.

Carmencita Ignatti foi empossada como coordenadora da região Sudeste na Abenah

E foi a própria Carmencita, que também integra o GT de PICS do Coren-SP, quem encerrou o evento, com uma palestra com o tema “Atuação dos Profissionais de Enfermagem em PICS e a Importância da Integração dos Saberes Populares nesse Fazer”.

Entre outras coisas, ela falou que todo profissional de enfermagem carrega em si o arquétipo do guerreiro e do curador, e possui a percepção aguçada típica de um xamã. “Que vocês fortaleçam o xamã que vocês são e sempre carreguem a flecha da verdade”, afirmou.

Para fechar as atividades, Carmencita conduziu uma prática com o público, na qual cada um identificou seu animal de poder. 

Carmencita também palestrou e conduziu uma vivência em grupo

Ao final do evento, a coordenadora do GT de PICS do Coren-SP, Ana Cristina de Sá, concluiu afirmando que “o GT está trabalhando para que nossas PICS se tornem algo com respaldo e sejam fundamentadas”.

Ana Cristina de Sá levou o público à percepção do Campo Energético Humano

A conselheira Érica França, integrante do GT de PICS do Coren-SP, mostrou-se satisfeita com o primeiro evento sobre o tema realizado pela autarquia

A conselheira Érica França agradeceu aos presentes, tanto do público quanto palestrantes e membros do GT de PICS, pela realização do evento.

Como posso ajudar?