Fluxo assistencial à Covid-19 e presença de EPIs são foco de fiscalização em UBS em Suzano

O Coren-SP continua a fazer fiscalizações com foco na assistência à Covid-19 e na segurança dos profissionais de enfermagem e dos pacientes em meio à pandemia.

No dia 20/8, a fiscal Silvia Wada, que trabalha na sede do conselho, na capital, fez uma inspeção na UBS Miguel Badra, em Suzano.

A fiscal Silvia (à direita) com parte da equipe de enfermagem da UBS Miguel Badra, em Suzano

Após chegar sem qualquer aviso prévio na unidade, a fiscal conversou com profissionais da linha de frente da assistência, verificando todo o fluxo assistencial à Covid-19.

Outro ponto fiscalizado por Silvia foi o plano de contingência à pandemia adotado pela UBS Miguel Badra. Além disso, a fiscal verificou a disponibilidade e a correta utilização de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) pela equipe de enfermagem.

Foco nos procedimentos durante a pandemia

Desde o primeiro momento da pandemia, a fiscalização do Coren-SP está trabalhando focada nos planos de contingência e nos fluxos assistenciais à Covid-19, bem como na disponibilidade e correta utilização dos EPIs pelas equipes de enfermagem.

Caso sejam constatadas irregularidades e condições que coloquem em risco a segurança da assistência e também dos trabalhadores, o Coren-SP procede com a notificação e, quando necessário, formaliza denúncia no Ministério Público do Trabalho.

Além das inspeções, o Coren-SP realiza doações de máscaras PFF2 para instituições públicas e filantrópicas. Os 22.800 equipamentos de proteção foram enviados a São Paulo pelo Conselho Federal de Enfermagem (Cofen).

Atendimento aos profissionais de enfermagem

Os fiscais do Coren-SP estão realizando as inspeções nas instituições de saúde, com o foco voltado para a situação de pandemia. Entre os dias 24/3 e 18/8, foram realizados mais de 22 mil atendimentos.

Além do chat, que é uma ferramenta complementar às ações presenciais, a fiscalização do Coren-SP tem atuado em outras frentes por meio das ferramentas digitais. Todos os serviços são conduzidos por fiscais prontos a responder questionamentos sobre questões técnicas.

Confira as ações em números:

22.623 atendimentos pelo chat.

1.763 inspeções.

2.112 atendimentos da Ouvidoria.

3.553 atendimentos pelo Fale Conosco.