Coren-SP ministra oficina de dimensionamento no Instituto Dante Pazzanese

Você sabia que a fiscalização do Coren-SP também faz oficinas de dimensionamento de pessoal de enfermagem? Essas aulas são ministradas por fiscais especialistas no cálculo de dimensionamento, segundo o método preconizado pela Resolução Cofen nº 543/2017.

Nos dias 19, 20 e 21/5, a fiscal Sílvia Ayumi Wada Higute ministrou uma dessas oficinas para coordenadores de enfermagem do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia, unidade estadual de referência em cardiologia e transplantes cardíacos na capital.

Durante a oficina, Sílvia explicou em detalhes o procedimento para fazer o cálculo do quantitativo de enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem que deve trabalhar por plantão em cada setor de uma unidade de saúde. A aula e a didática da fiscal foram elogiadas pelos membros da equipe do Instituto: “Agradeço muito ao Coren-SP por nos propiciar a oficina. A fiscal Sílvia ministrou o conteúdo de maneira leve e competente. Ela domina o assunto e tem uma didática ímpar”, afirmou o enfermeiro César Augusto Guimarães Marcelino, diretor de enfermagem e enfermeiro Responsável Técnico (RT) pelo Dante Pazzanese.

A fiscal Silvia (na frente à esquerda) com parte da equipe de enfermagem do Dante Pazzanese durante a oficina

Na opinião de César, é fundamental que enfermeiros saibam realizar o cálculo, que é uma exigência do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen): “Considero primordial que os gestores conheçam os princípios legais que norteiam o cálculo de dimensionamento de profissionais de enfermagem, pois é um dos pré-requisitos para uma assistência segura, com qualidade e sobretudo competência”, concluiu.

O conselheiro Wagner Batista lembrou que “o dimensionamento adequado de profissionais de enfermagem garante uma assistência de enfermagem com maior segurança ao paciente. A gestão 2021-2023 do Coren-SP está muito preocupada com esse cenário e quer intensificar as oficinas nas instituições, estando ao lado dos gestores e orientando sobre os princípios éticos que guiam nossa profissão como o dimensionamento adequado”, frisou.

Para requisitar uma oficina

Os enfermeiros Responsáveis Técnicos (RTs) de unidades de saúde no estado de São Paulo podem requisitar a realização de oficinas de dimensionamento de enfermagem pelos fiscais do Coren-SP. O cálculo é ensinado por fiscais especialistas no assunto, conforme preconizado pela Resolução Cofen nº 543/2017.
Clique aqui para mais informações sobre como agendar uma oficina de dimensionamento em sua unidade.