Fiscalização inspeciona unidades da Atenção Primária e Hospitalar em Ubatuba e Arujá

A fiscalização do Coren-SP tem inspecionado instituições de saúde em todo o estado de São Paulo durante a pandemia, verificando questões como a segurança da assistência de enfermagem, o fluxo assistencial, os planos de contingência à Covid-19 adotado nas unidades e a disponibilidade e correta utilização de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) por enfermeiros, obstetrizes, técnicos e auxiliares de enfermagem.

Muitas das fiscalizações contam com o apoio do Núcleo de Atividade de Acompanhamento de Fiscalização (NAAF), por meio do qual conselheiros acompanham os fiscais do Coren-SP.

No dia 24/9 (sexta-feira), o conselheiro Edson José da Luz e a fiscal Vanda Cruz, da subseção de São José dos Campos, fiscalizaram o Pronto Atendimento (PA) Araribá, em Ubatuba. Na ocasião, eles percorreram todas as alas da unidade, verificando atentamente o fluxo assistencial de enfermagem.

PA Araribá, em Ubatuba

No mesmo dia eles vistoriaram outra instituição de Ubatuba: a Unidade Básica de Saúde (UBS) Saco do Ribeira, onde também percorreram atentamente todas as alas e verificaram, entre outras coisas, o dimensionamento da equipe de enfermagem e a disponibilidade e correta utilização de EPIs pela equipe.

O conselheiro Edson (à esquerda) com a fiscal Vanda e profissionais de enfermagem da UBS Saco do Ribeira, em Ubatuba

Já nesta quarta-feira (6/10), a fiscalização foi até o Hospital e Maternidade Ipiranga, em Arujá. Na ocasião, o conselheiro Fernando Henrique Vieira acompanhou a fiscal Tatiane Bertelli, da subseção de Guarulhos. Enquanto a fiscal percorria as alas do hospital, Fernando se colocou a disposição dos profissionais de enfermagem para o esclarecimento de dúvidas relacionadas à ética e legislação profissional e às atribuições do Coren-SP.

O conselheiro Fernando (à esquerda), com parte da equipe de enfermagem do Hospital e Maternidade Ipiranga, em Arujá