Fiscalização inspeciona segurança da assistência em unidades de saúde de Martinópolis e de Indiana

O Coren-SP está focando suas fiscalizações em unidades de saúde que atendem pacientes de Covid-19, em prol da segurança e apoio aos profissionais que estão na linha de frente da assistência. As inspeções visam avaliar o fluxo de atendimento aos pacientes com Covid-19, assim como a disponibilidade e a correta utilização dos EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) pela equipe de enfermagem.

Caso sejam constatadas irregularidades e condições que coloquem em risco a segurança da assistência e também dos trabalhadores, o Coren-SP procede com a notificação e, quando necessário, formaliza denúncia no Ministério Público do Trabalho.

Nesta segunda-feira (15/6), foram fiscalizadas duas unidades de saúde no município de Martinópolis, na região de Presidente Prudente.

O Centro de Atendimento à Covid-19, de Martinópolis, foi inspecionado pela fiscal Ana Cristina Andrade. Ela verificou todo o fluxo de atendimento aos pacientes, da triagem à alta. Ana também conversou com profissionais de enfermagem que atuam no local e os questionou sobre a disponibilidade e a utilização de EPIs.

Centro de Atendimento à Covid-19 de Martinópolis

Outra inspeção em Martinópolis foi feita pela fiscal Regina Rabelo, na Santa Casa do município. Regina analisou o fluxo de atendimento e o plano de contingência à Covid-19, além da disponibilidade e correta utilização dos EPIs  pela equipe de enfermagem.

Santa Casa de Martinópolis

A enfermeira Responsável Técnica (RT) pela Santa Casa, Camila Valentim do Carmo, falou um pouco sobre sua visão acerca da importância da fiscalização nestes tempos de pandemia: “O conselho é de extrema importância neste momento que estamos enfrentando. Um enfrentamento como esse exige o máximo de segurança para os profissionais e pacientes, e a inspeção nos ajudou a analisar as medidas adotadas para reduzir os riscos no atendimento a pacientes com sintomas gripais ou confirmados de Covid-19. O Coren-SP nos ajuda a reafirmar que estamos no caminho certo, que estamos atuando com firmeza”, disse. 

ESF II Vila Garcez, Indiana

Depois das ações em Martinópolis, as fiscais seguiram para Indiana, outro município da região de Presidente Prudente. A fiscal Regina Rabelo inspecionou a UBS II e a fiscal Ana Cristina Andrade fiscalizou a ESF II Vila Garcez.

 

UBS II, Indiana

Atendimento aos profissionais de enfermagem

Os fiscais do Coren-SP estão realizando as inspeções nas instituições de saúde, com o foco voltado para a disponibilidade de EPIs. Também há fiscais atendendo as dúvidas dos profissionais via chat. Entre os dias 24/3 e 9/6, foram realizados mais de 17 mil atendimentos.

Além do chat, que é uma ferramenta complementar às ações presenciais, a fiscalização do Coren-SP tem atuado em outras frentes por meio das ferramentas digitais. Todos os serviços são conduzidos por fiscais prontos a responder questionamentos sobre questões técnicas.

Confira as ações em números: 

19.248 atendimentos pelo chat sobre o Novo Coronavírus.

2.436 inspeções.

1.913 atendimentos da Ouvidoria.

1.820 atendimentos do Fale Conosco.