Fiscalização inspeciona plano de contingência à Covid-19 no Hospital Presidente, na capital

A fiscalização do Coren-SP continua com o trabalho de inspeção do fluxo da assistência de enfermagem em relação à pandemia da Covid-19, visitando hospitais em todo o estado.

Nesta segunda-feira, 20/4, os fiscais estiveram no Hospital Presidente, unidade particular na zona norte da capital, onde inspecionaram o fluxo de atendimento e o plano de contingência da unidade para o Novo Coronavírus.

A fiscalização teve início no fluxo da recepção ao paciente…

A gerente de fiscalização do Coren-SP, Lanny Hino, conduziu a operação  ao lado da fiscal Bárbara Vasconcelos Sapia. Elas foram recebidas pela gerente de enfermagem da instituição, Ariane dos Santos Fernandes, e pela enfermeira coordenadora da CCIH (Comissão de  Controle de Infecções Hospitalares), Carla Ribeiro de Souza.

As fiscais iniciaram a inspeção na recepção, verificando o modelo de acolhimento e triagem dos suspeitos da Covid-19.

…e foi até o Andar da UTI destinada aos pacientes de Covid-19

Depois disso, elas seguiram todo o fluxo que os pacientes percorrem, até chegar à UTI onde estão internados os casos mais graves. Esse procedimento é importante para verificar detalhes que podem fazer a diferença para ajudar a conter a pandemia, como o nível de separação entre os suspeitos de Covid-19 os demais pacientes. 

O Hospital Presidente possui atualmente 17 leitos da Terapia Intensiva destinados ao tratamento da Covid-19.

No dia da fiscalização havia um total de 8 pacientes suspeitos de Covid-19 na UTI do hospital, 26 suspeitos nas clínicas e 3 suspeitos em observação. 

Para garantir a segurança no atendimento, as fiscais conversaram com diversos enfermeiros e técnicos de enfermagem que estão lidando diretamente com pacientes infectados com o Novo Coronavírus, sobretudo em relação à adequação dos EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) e do cumprimento das medidas de segurança preconizadas pelo Ministério da Saúde e pelo Cofen.

Além disso, as representantes do Coren-SP analisaram o plano de contingência à Covid-19 adotado pela unidade.

“É de grande importância a atuação da fiscalização no cenário atual, pois mais do que nunca devemos garantir a segurança do profissional que está no dia a dia da assistência,em relação a EPIs e a fluxo de atendimento. Também trabalhamos para garantir qualidade do cuidado ao paciente”, afirmou Lanny Hino ao término da fiscalização.

Atendimento online

Além das inspeções presenciais em hospitais, a fiscalização do Coren-SP tem feito atendimento online aos profissionais de enfermagem. 

Os serviços disponibilizados são a Ouvidoria do Coren-SP, que acolhe denúncias éticas, o Fale Conosco, que é um canal para responder a dúvidas gerais, e um chat online específico para dúvidas referents ao Novo Coronavirus que pode ser acessado no canto inferior-direito do Portal do Coren-SP.

Todos os serviços são conduzidos por fiscais do Coren-SP prontos a responder questionamentos sobre questões técnicas.

Desde o dia 23/3, quando os atendimentos online começaram, já foram realizados:

7647 atendimentos pelo chat sobre o Novo Coronavírus

1330 atendimentos da Ouvidoria

756 atendimentos do Fale Conosco

163 levantamentos situacionais de risco na assistência de enfermagem

Como posso ajudar?