Fiscalização inspeciona Hospitais de Presidente Prudente e Caraguatatuba
O Coren-SP continuar a focar suas fiscalizações em unidades de saúde que atendem pacientes de Covid-19, em prol da segurança e apoio aos profissionais que estão na linha de frente da assistência.
Essas inspeções visam avaliar o fluxo de atendimento aos pacientes com Covid-19, assim como a disponibilidade e a correta utilização dos EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) pela equipe de enfermagem.
Caso sejam constatadas irregularidades e condições que coloquem em risco a segurança da assistência e também dos trabalhadores, o Coren-SP procede com a notificação e, quando necessário, formaliza denúncia no Ministério Público do Trabalho.
Recentemente, o conselho realizou fiscalização no Hospital Stella Maris, em Caraguatatuba. No dia 17/6, a fiscal Vanda Cruz verificou o fluxo de assistência à Covid-19 na unidade, bem como a disponibilidade e o uso correto de EPIs por membros da equipe de enfermagem.
Também na sexta-feira, dia 18/6, a fiscal Regina Rabelo vistoriou o Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Presidente Prudente, verificando todo o fluxo de acolhimento e de assistência ao paciente de Covid-19, da triagem à alta.
Ainda em Presidente Prudente, Regina também foi responsável pela vistoria no Hospital Iamada, verificando o plano de contingência à Covid-19 adotado na unidade.
Também na última sexta-feira, 18/6, a fiscal Ana Cristina Andrade inspecionou o Hospital Regional do Câncer de Presidente Prudente em relação à contingência aos casos de Covid-19 e à disponibilidade e utilização de EPIs apropriados por parte da equipe de enfermagem.
A fiscal Ana Cristina finalizou as inspeções do dia 18/6 com a vistoria na Central de Ambulâncias de Presidente Prudente, focando sua atenção na assistência aos pacientes de Covid-19.
Atendimento aos profissionais de enfermagem
Os fiscais do Coren-SP estão realizando as inspeções nas instituições de saúde, com o foco voltado para a disponibilidade de EPIs. Também há fiscais atendendo as dúvidas dos profissionais via chat. Entre os dias 24/3 e 19/6, foram realizados mais de 19.713 atendimentos.
Além do chat, que é uma ferramenta complementar às ações presenciais, a fiscalização do Coren-SP tem atuado em outras frentes por meio das ferramentas digitais. Todos os serviços são conduzidos por fiscais prontos a responder questionamentos sobre questões técnicas.
Confira as ações em números:
19.713 atendimentos pelo chat sobre o Novo Coronavírus.
3.217 inspeções.
1.968 atendimentos da Ouvidoria.
2.032 atendimentos do Fale Conosco.