Fiscalização inspeciona campos de estágio em unidades da prefeitura de São Paulo

A fiscalização do Coren-SP está realizando uma série de inspeções deflagradas pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) em campos de estágio de cursos de graduação e técnicos.

A solicitação do MPT tem o objetivo de averiguar se os estágios estão cumprindo o papel didático que cabe a esse tipo de vínculo e se as documentações dos estagiários, professores e instituições de saúde que servem como campo de estágio estão regulares.

A professora Renata e estagiárias do curso de auxiliar de enfermagem

Na manhã desta quinta-feira (20), o Coren-SP fiscalizou o estágio do curso de auxiliar de enfermagem em três unidades da atenção primária na Zona Norte da capital: na UBS Jardim Elisa Maria, UBS Maria Cecília Donnangelo e na UBS Jardim Guanabara.

O enfermeiro Francisco Jonas de Souza Lima durante a inspeção

 Na ocasião, a fiscal Celina Garcia Vitor verificou a documentação dos estagiários e dos preceptores e averiguou as funções cumpridas pelos alunos nas Unidades Básicas de Saúde. “Estou vendo se os campos de estágio estão dentro da lei, se há enfermeiro acompanhando os alunos e a carga horária”, afirmou Celina durante a primeira das inspeções, na UBS Jardim Elisa Maria.

O enfermeiro Michel Teodório da Silva é o responsável pelos estagiários do curso de auxiliar de enfermagem na unidade. Ele aprovou a ação, que da mais segurança aos alunos e aos preceptores: “Acho que é importante vermos que o Coren-SP está valorizando os estagiários Foi bem tranquila a abordagem da fiscalização. Creio que é uma ação que traz bastante segurança à assistência”.

O enfermeiro preceptor de estágio, Michel Teodório da Silva, com duas estagiárias do curso de auxiliar de enfermagem

Já na UBS Maria Cecília Donnagelo, a fiscal Celina tratou com o enfermeiro Francisco Jonas de Souza Lima, responsável técnico pela UBS e com a professora Renata.

“Foi uma abordagem muito cordial. Às vezes a ideia da fiscalização nos da muito medo, mas no fim são ações sempre amigáveis, num tom de auxílio às necessidades do serviço”, colocou Francisco Jonas.

As inspeções se encerraram na UBS Jardim Guanabara, unidade que faz cerca de 3000 atendimento por mês e que conta com estagiários do curso de auxiliar de enfermagem nos períodos da manhã e da tarde.

Saiba mais