Fiscalização inspeciona assistência à Covid-19 em Taubaté, Campos do Jordão, Jahu e Votuporanga

Com o agravamento da pandemia em todas as regiões do estado de São Paulo, a fiscalização do Coren-SP está intensificando o trabalho de inspeções focadas na assistência à Covid-19. Durante essas fiscalizações, é verificada a disponibilidade e utilização de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), bem como os aspectos relacionados à segurança assistencial, adesão aos protocolos e normas relacionadas ao atendimento a pacientes com Covid-19 e o plano de contingência à pandemia adotado pelas unidades de saúde.

No dia 15/4 (quinta-feira), a fiscalização do conselho esteve no Hospital Universitário de Taubaté (H-MUT). A inspeção foi conduzida pela chefe-técnica da subseção de São José dos Campos, Maria Carolina Furtado, pela fiscal Vanda Cruz e pela conselheira Edna Matias, que foram recepcionadas pela enfermeira Luciana Bernadete Alves.

A supervisora de enfermagem do H-MUT, Liliane Oliveira Bastos, a conselheira Edna Matias, a chefe técnica da subseção de São José, Maria Carolina Furtado, a Gerente de Enfermagem Luciana Bernadete Alves e a fiscal Vanda Cruz

“A dedicação dos profissionais de enfermagem que atuam na linha de frente da UTI Covid-19 do H-MUT chamou a nossa atenção, nos impactando positivamente”, afirmou Maria Carolina Furtado após a ação.

Funcionários da UTI Covid-19 da unidade de Taubaté: Enfermeira Deuseli Daguano da Costa; enfermeiro Leandro Tadeu Melo Sampaio; técnico de enfermagem Jefferson Bruno de Aquino; técnica Gisele de Jesus Alvim Luiz; técnica Vanessa de Paula Borges; técnica Ingrid Mendrot Santana e enfermeira Jessica da Silva Brasil. Na foto também estão as representantes do Coren-SP e a gerente Luciana Bernadete

Já no dia 16/4 (sexta-feira), a fiscal Vanda Cruz e a conselheira Ivany Baptista foram ao Complexo Municipal de Saúde de Campos do Jordão, onde realizaram fiscalização, sendo recebidas pela Responsável Técnica Maria Doroteia Xavier. Elas verificaram todo o fluxo assistencial à Covid-19, do acolhimento à alta, assim como o plano de contingência à pandemia adotado pela unidade, percorrendo todos os setores do Complexo.

A conselheira Ivany Baptista (à esquerda) e a fiscal Vanda Cruz (ao centro) com parte da equipe de enfermagem do Complexo de Saúde de Campos do Jordão

Já na região de Botucatu, a chefe-técnica da subseção local do Coren-SP, Mariana Belver, e a fiscal Bianca Albino inspecionaram o posto de vacinação “drive-thru” do Ginásio de Esportes Flávio de Melo, em Jahu, no dia 15/4 (quinta-feira). “As profissionais que trabalham na vacinação ficaram satisfeitas em nos receber como representantes do Coren-SP. Isso mostra a atenção que o conselho está dedicando a quem trabalha na linha de frente da pandemia”, afirmou Mariana.

Bianca e Mariana (ao centro) com membros da equipe do posto de vacinação em Jahu

Profissional de Jahu aplica vacina em munícipe

Outra fiscalização feita no dia 16/4 (sexta-feira) foi na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) “Diorandi Figueira da Costa” e no Hospital de Campanha Covid-19 de Votuporanga. A inspeção foi conduzida pela fiscal Geisa Fermino, da subseção de São José do Rio Preto. Geisa foi recebida pelo enfermeiro RT da UPA, George de Moraes Yunis.

George (à direita) com membros da equipe da UPA “Diorandi Figueira da Costa” de Votuporanga

George foi o responsável pela montagem do hospital de campanha. Ele solicitou a criação da unidade em tratativas com a prefeitura de Votuporanga. A unidade foi criada graças à cooperação entre George e sua equipe, a prefeitura e um grupo de empresários. “Montamos essa unidade de suporte em 10 dias. Ela conta com 23 leitos com respiradores e sistema de hemodiálise e está sendo imprescindível na assistência aos pacientes com Covid-19 do nosso município”, afirmou o profissional.