Fiscalização inspeciona assistência à Covid-19 em Porto Feliz

No dia 20/8, o Coren-SP fez mais uma fiscalização com foco no fluxo assistencial à Covid-19. Desta vez, a unidade fiscalizada foi a Santa Casa de Porto Feliz, na região de Itapetininga.

A fiscal Priscila Buzzo Segatto inspecionou todos os setores da unidade, analisando o fluxo assistencial prestado aos pacientes com o novo coronavírus – da triagem à alta. 

Membros da equipe de enfermagem da Santa Casa de Porto Feliz no dia da fiscalização

Priscila também conversou com profissionais de enfermagem da instituição, afim de verificar se havia a disponibilidade de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e se o uso desses EPIs estava adequado. Outro ponto que foi submetido ao crivo da fiscal foi o plano de contingência à pandemia adotado pela unidade, para que a segurança dos trabalhadores da unidade e da população seja garantida. A enfermeira responsável técnica pela Santa Casa de Porto Feliz, Vanessa Moreau da Cunha, foi quem recebeu a fiscal Priscila durante a inspeção. 

Vanessa explicou como a fiscalização auxiliou a Santa Casa: “a fiscalização do Coren-SP nos ajudou a nortear ações de melhorias para assistência segura ao paciente e aos profissionais. Ela pode sanar dúvidas e validar as implementações realizadas desde o início da pandemia através de um protocolo municipal e institucional”, afirmou.

Foco nos procedimentos durante a pandemia

Desde o primeiro momento da pandemia, a fiscalização do Coren-SP está trabalhando focada nos planos de contingência e nos fluxos assistenciais à Covid-19, bem como na disponibilidade e correta utilização dos EPIs pelas equipes de enfermagem.

Caso sejam constatadas irregularidades e condições que coloquem em risco a segurança da assistência e também dos trabalhadores, o Coren-SP procede com a notificação e, quando necessário, formaliza denúncia no Ministério Público do Trabalho.

Além das inspeções, o Coren-SP realiza doações de máscaras PFF2 para instituições públicas e filantrópicas. Os 22.800 equipamentos de proteção foram enviados a São Paulo pelo Conselho Federal de Enfermagem (Cofen).

Atendimento aos profissionais de enfermagem

Os fiscais do Coren-SP estão realizando as inspeções nas instituições de saúde, com o foco voltado para a situação de pandemia. Entre os dias 24/3 e 18/8, foram realizados mais de 22 mil atendimentos.

Além do chat, que é uma ferramenta complementar às ações presenciais, a fiscalização do Coren-SP tem atuado em outras frentes por meio das ferramentas digitais. Todos os serviços são conduzidos por fiscais prontos a responder questionamentos sobre questões técnicas. 

Confira as ações em números:

22.623 atendimentos pelo chat.

1.763 inspeções.

2.112 atendimentos da Ouvidoria.

3.553 atendimentos pelo Fale Conosco.